Doenças A a Z

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

N

Relativo a uma estatura anormalmente baixa para a idade e raça.

Esta perturbação da personalidade caracteriza-se, segundo a American Psychiatric Association (APA), por um “padrão global de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e ausência de empatia, com começo na idade adulta”.

A narcolepsia é uma alteração pouco frequente do sono, que se caracteriza por crises recidivantes de sono durante as horas normais de vigília e também de cataplexia, paralisia do sono e alucinações.

O nariz entupido nos bebés é muito comum devido ao pequeno diâmetro das suas narinas, o que pode causar muito desconforto, uma vez que eles não sabem como se livrar do muco para conseguir respirar melhor.

Um parto pré-termo ou nascimento prematuro ocorre quando o recém-nascido nasce com menos de 37 semanas de idade gestacional (36 semanas e 6 dias ou menos. A prematuridade pode afectar o desenvolvimento da criança e, inclusivamente, ser a principal causa de morte pós parto.

A náusea é uma sensação desagradável no abdómen que muitas vezes passa com o vómito. O vómito é a expulsão violenta do conteúdo do estômago através da boca.

As náuseas e vómitos podem ser ocasionados por um conjunto diverso de situações, sendo frequentes por gastroenterite, o vómito da mulher grávida e o enjoo do movimento.

Dado que o vómito pode ter consequências graves, o doente deve consultar o seu médico se:

A Nefropatia Diabética é a doença renal que resulta das lesões provocadas pela Diabetes Mellitus. É portanto uma complicação da diabetes que surge quando os vasos dos rins – que transportam sangue com impurezas para que estas sejam eliminadas através da urina – são lesados.

A neuropatia diabética resulta de várias alterações nos nervos cuja causa específica não está totalmente esclarecida. No entanto, sabe-se que uma concentração persistentemente elevada de açúcar no sangue que envolve as células nervosas desempenha um papel importante.

Termo médico que descreve uma lesão na pele popularmente conhecida como mancha, pinta ou sinal. Trata-se de uma formação cutânea benigna que pode ou não ser saliente ou rugoso, sendo contudo possível que a partir dele se forme um melanoma maligno.

O nevo melanocítico pode apresentar uma grande variedade de aspectos. Achatado, elevado ou mesmo papilomatoso, pode variar de cor (desde cor-de-rosa a castanho-escuro ou preto) e de tamanho (de poucos milímetros a vários centímetros).

Um nevo atípico ou displásico é um nevo cuja aparência é diferente da dos nevos comuns.

De ligeiramente elevados a uma forma papilomatosa, os nevos cutâneos podem variar desde cor-de-rosa a castanho claro ou castanho escuro. São tumores benignos e melanocíticos e o aparecimento de um melanoma com origem num nevo dérmica é um acontecimento raro.

A característica essencial da Abstinência de Nicotina é uma síndrome característica de abstinência que se desenvolve após a cessação abrupta ou redução do uso de produtos contendo nicotina após um período prolongado (de pelo menos algumas semanas) de uso diário.

A doença de Niemann-Pick é uma perturbação hereditária em que a deficiência de uma enzima específica origina uma acumulação de uma substância do metabolismo das gorduras (esfingomielina) em órgãos como pulmões, cérebro ou fígado, entre outros.

Perturbação do sono em que se acorda de forma abrupta e aterrorizada, acompanhado de sinais de ansiedade intensa e ocorre, geralmente, nas primeiras horas de sono.

Expressão normalmente usada para designar uma equimose, ou seja, uma mancha devido à infiltração de sangue no tecido subcutâneo, na sequência geralmente de um traumatismo.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS COMPATÍVEIS COM RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO NOME DO MEDICAMENTO: Microlax, 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml, Solução rectal e Microlax, 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml, Solução rectalCOMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA: Composição por microclister: Citrato de sódio: 450 mg ou 270 mg; Laurilsulfoacetato de sódio 45 mg ou 27 mg. Excipiente q.b.p.: 5 ml ou 3 ml. FORMA FARMACÊUTICA: Solução rectal (enema). A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas. INFORMAÇÕES CLÍNICAS – Indicações terapêuticas: Tratamento sintomático da obstipação rectal ou recto-sigmoideia; Encopresis; Obstipação durante a gravidez, obstipação associada ao parto e cirurgia (uso pré e pós­operatório); Preparação do recto e sigmóide para exames endoscópicos. Posologia e modo de administração: Adultos e crianças de idade superior a 3 anos: Administrar o conteúdo de uma bisnaga por dia. Na obstipação marcada pode vir a ser necessária a aplicação do conteúdo de duas bisnagas. Crianças até 3 anos: Na maioria dos casos é suficiente uma bisnaga de Microlax a 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml. Modo e via de administração: 1. Retirar a tampa da cânula (Microlax a 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml) ou quebrar o selo da cânula (Microlax a 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml). 2. Comprimir ligeiramente a bisnaga até aparecer uma gota na extremidade da cânula. 3.Introduzir a cânula no recto. 4.Comprimir completamente a bisnaga. 5.Retirar a cânula, mantendo a bisnaga comprimida. Contra-indicações:Hipersensibilidade às substâncias activas ou a qualquer dos excipientes. Advertências e precauções especiais de utilização: Recomenda-se evitar a utilização de Microlax no caso de pressão hemorroidária, fissuras anais ou rectais e colites hemorrágicas. Interacções medicamentosas e outras formas de interacção: Não foram realizados estudos de interacção. Efeitos indesejáveis: Doenças gastrointestinais: Frequência desconhecida (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis): Como em relação a todos os medicamentos do género, um uso prolongado pode originar sensação de ardor na região anal e excepcionalmente rectites congestivas. DATA DA REVISÃO DO TEXTO: Janeiro de 2009. Para mais informações deverá contactar o titular de Autorização de Introdução no Mercado. Medicamento não Sujeito a Receita Médica.