Estudos

Tratamento biológico
O estudo comparativo de fase IIIb, VARSITY, demonstrou que Vedolizumab, tratamento biológico seletivo para o intestino, foi superior ao anti-TNF biológico Adalimumab na obtenção de remissão clínica às 52 semanas de tratamento em doentes com colite ulcerosa ativa, moderada a grave.
Investigação
Problemas no aparelho respiratório e circulatório são apenas alguns dos problemas de saúde que afetam os bombeiros em cenários de combate a incêndios florestais. A investigação da Universidade de Aveiro (UA), que pela primeira vez monitorizou os sinais vitais de soldados da paz em cenários de incêndio experimentais, aponta que a exposição frequente e prolongada a elevados níveis de concentração de poluentes durante o combate ao fogo pode originar problemas de saúde agudos ou de longo prazo.
Investigação
Pelo menos é isso em que acreditam os cientistas da Google e da Universidade Northwestern que conseguiram desenvolver um sistema de inteligência artificial mais preciso no diagnóstico do cancro do pulmão.
Estudo
Em Portugal, a dor crónica afeta cerca de 34% dos indivíduos nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e, em média, o diagnóstico de dor crónica demora quatro anos após os primeiros sintomas. No que respeita à intensidade da dor, numa escala numérica de 0 a 10, a média de intensidade máxima referida pelos doentes é de 7.
Estudo
Os casos de cancro colorretal estão a aumentar um pouco por toda a europa, sobretudo em jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 29 anos, de acordo com dois novos estudos, divulgados esta semana.
Estudo
Um estudo, liderado pelo Imperial College London, e que contou com a colaboração do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), vem mostrar que a obesidade está a aumentar mais nas zonas rurais do que nas urbanas. De acordo com os investigadores, o ganho de peso nas áreas rurais é o que está a impulsionar a epidemia de obesidade a nível mundial.
Ensaio Clínico
Expansão, ou multiplicação, das células em laboratório antes do transplante mostrou ser segura e eficaz em caso de transplantação. Tempo de recuperação de neutrófilos também demonstrou ser melhor do que no transplante de medula óssea ou de sangue do cordão convencional.
Investigação
Embora não prove que possa vir a ser possível trazer à vida alguém que já morreu, a investigação, cujos resultados foram apresentados na revista Nature, é um marco na área e abre caminho para a preservação do cérebro em caso de enfarte.
Estudo
Rejeitar doces pode ser mais difícil do que dizer que não a alimentos saudáveis, mesmo quando não temos fome. Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu que estamos programados para comer mais do que devíamos para que nunca nos faltem reservas de energia.
Estudo
Um estudo divulgado pelo Colégio Americano de Cardiologia vem mostrar que não tomar o pequeno-almoço pode aumentar o risco de morte prematura. Diabetes, hipertensão ou hipercolesterolemia têm sido associados ao jejum prolongado.

Páginas