Estudos

Experiência com ratinhos
Recentemente, um grupo de investigadores conseguiu converter células estaminais mesenquimais, obtidas a partir de sangue do cordão umbilical, em células produtoras de insulina e transplantá-las para animais diabéticos, onde passaram a produzir insulina, necessária para controlar os níveis de glicose no sangue.
Estudo
Estudo publicado, no início do mês, na revista Heart mostra que dormir a sesta, uma ou duas vezes por semana, faz cair para metade o risco de ataque cardíaco, AVC e de doenças cardíacas. Já fazer a sesta todos os dias não traz qualquer benefício, dizem os investigadores.
Investigadores portugueses
A descoberta é de uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e abre as portas à utilização desta água das salinas pela indústria alimentar e farmacêutica. Para além do sal, o aproveitamento da salmoura pode dar um importante impulso à sobrevivência das salinas nacionais.
Análise genómica
Estudo pioneiro consegue demonstrar que a análise dos perfis moleculares são úteis para melhorar as opções terapêuticas de doentes com cancro.
Estudo
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a desenvolver um estudo para avaliar a exposição a químicos ambientais junto da população jovem adulta residente em Portugal.
Estudo
Três em cada cinco médicos são a favor da legalização da Eutanásia em Portugal, avança um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, recentemente publicado na Revista Iberoamericana de Bioética.
Estudo
Um estudo pioneiro avaliou o potencial das células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical (UC-MSC) no tratamento de lesões cerebrais neonatais, demonstrando que uma dose clinicamente relevante de UC-MSC, administrada por via intranasal, protege os neurónios em regiões críticas do cérebro após episódios de hipoxia-isquémica (HI), através da sua ação anti-inflamatória, resultando em melhorias das capacidades motoras.
Investigação
Uma recente investigação mostrou que o osteossarcoma, um tipo de cancro ósseo agressivo, é geneticamente similar em crianças humanas e cães.
Estudo
“Cerca de dois terços das pessoas com diabetes tipo 2 em Portugal apresentam fígado gordo, uma condição que compromete em grande escala a eficácia do tratamento da diabetes”, explica Paula Macedo, investigadora da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e professora da NOVA Medical School.
Estudo
Um estudo recente realizado a profissionais de saúde europeus revelou a existência de alguns equívocos sobre o valor nutricional dos sumos de fruta e o impacto do processamento no seu conteúdo vitamínico. Porém, novos dados confirmam que a matriz de nutrientes do sumo de laranja 100% é bastante rica. O sumo é composto por vitaminas e minerais, assim como por compostos bioativos de plantas, como a hesperidina. Esta composição nutricional dá suporte a vários aspetos do bem-estar e saúde, incluindo a função vascular e a pressão arterial.

Páginas