Estudos

Estudo
Cerca de 70% das equipas de cuidados paliativos têm um programa de apoio ao luto, mas apenas uma minoria realiza todas as atividades indicadas, segundo o Relatório de Outono do Observatório Português dos Cuidados Paliativos, hoje divulgado.
Estudo
Uma nova tecnologia baseada numa molécula orgânica natural, que impede a formação de placa bacteriana e de outras patologias dentárias, foi criada por investigadores da Universidade de Coimbra, foi hoje anunciado.
Estudo
Investigadores da Universidade de Coimbra descobriram três proteínas que convertem células da pele em células que funcionam como sentinelas do sistema imunitário, uma investigação que pode abrir novas perspetivas na imunoterapia contra o cancro.
Estudo
Em 80% das unidades de saúde familiar foram registados no último ano casos de ameaça ou agressão verbal a profissionais e em 14% houve mesmo situações de violência física, revela um estudo divulgado ontem.
Estudo
Mais de 70% das unidades de saúde familiar ficaram mais de 10 vezes num ano sem acesso informático e nove em cada dez unidades teve pelo menos uma vez falta de material considerado básico.
Estudo
O número de unidades de saúde familiares a iniciar atividade este ano foi o mais baixo de sempre, com apenas 16 novas unidades, segundo um estudo que aponta para um “forte desinvestimento” nos cuidados de saúde primários.
ONU
Apesar do rápido crescimento económico, a região Ásia-Pacífico tem quase 500 milhões de pessoas a passar fome e os programas de ajuda internacional estagnaram, revela um relatório da ONU hoje divulgado.
Estudo
Doentes deprimidos com elevados níveis de ácido úrico no sangue poderão estar em vias de desenvolver doença bipolar, de acordo com um estudo de vários médicos psiquiatras do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra divulgado hoje.
Estudo
Análise epidemiológica envolveu 1,6 milhões de indivíduos na Suécia e demonstrou que a remoção do apêndice está associada à redução do risco de doença de Parkinson em quase 20% dos casos.
Estudo
Os futebolistas são mais propensos a sofrer problemas de ansiedade e depressão, de acordo com as conclusões de um estudo do sindicato internacional dos futebolistas, apresentado num encontro sobre saúde mental na Holanda.

Páginas