Estudos

Estudo
Uma boa noite de sono pode prevenir doenças cardiovasculares ao regular um mecanismo anti-inflamatório que foi identificado por uma equipa de cientistas numa experiência com ratinhos geneticamente modificados, revela um estudo divulgado ontem.
Estudo
As mortes por insuficiência cardíaca vão aumentar 73% em 2036, comparando com a mortalidade em 2014, devido ao envelhecimento da população, segundo estimativas de um estudo sobre a carga da doença em Portugal continental.
Maior amostra utilizada em investigação científica mundial
Intitulada “Total motile sperm count trend over time across two continents: evaluation of semen analyses from 119,972 infertile men”, a investigação do IVI, New Jersey, liderada por Ashley Tiegs, conclui que a proporção de homens com risco de necessitar de tratamento de fertilidade, aumentou de forma exponencial nos últimos anos, passando de 12,4% em 2004 a 21,3% em 2017, um crescimento de 9% em pouco mais de uma década.
Estudo
Quase metade de todas as espécies de insetos, vitais para os ecossistemas e economias, está em declínio acentuado em todo o mundo, alerta um estudo que adverte para um "colapso catastrófico" dos ambientes naturais.
Estudo
A taxa de desemprego entre os farmacêuticos é inferior à média nacional (4,4% contra 6,8%), com mais de oito em cada dez a arranjar emprego no máximo em três meses após terminarem o curso, revela um estudo.
Estudo
Um estudo internacional sobre a diversidade de fungos aquáticos em ribeiros de floresta, liderado por uma investigadora da Universidade de Coimbra, concluiu que o aquecimento global pode induzir mudanças nas comunidades de fungos de água doce.
Estudo
A lamivudina, um fármaco antiviral em fase de ensaios clínicos, conseguiu retardar "significativamente" os sinais de envelhecimento tradicionalmente associados a estas patologias, garantem os autores de um novo estudo, divulgado pela revista Nature.
Estudo
Cientistas testaram com sucesso, em porcos, a administração oral de insulina, através de uma microagulha contida numa cápsula, cuja ponta de insulina sólida se dissolve no estômago, foi ontem divulgado.
Estudo
Num estudo publicado na revista “Journal of Parkinson's Disease”, uma equipa de especialistas apresentou vários argumentos a favor da emergência de uma pandemia da doença de Parkinson.
Estudo
Investigadores afirmam que são necessárias mais investigações sobre os efeitos dos adoçantes não calóricos na composição da microbiota intestinal dos seres humanos, contrariando a associação ao aumento do apetite ou ao desenvolvimento de cancro ou diabetes.

Páginas