Estudos

Reprodução Medicamente Assistida
Mulheres solteiras, casais de mulheres e casais heterossexuais alcançam melhores resultados em inseminações com sémen de dador do que nos casos de casais heterossexuais com sémen próprio, avança um estudo conduzido por um médico português, Sérgio Soares, Diretor do IVI Lisboa.
Experiência com ratinhos
Recentemente, um grupo de investigadores conseguiu converter células estaminais mesenquimais, obtidas a partir de sangue do cordão umbilical, em células produtoras de insulina e transplantá-las para animais diabéticos, onde passaram a produzir insulina, necessária para controlar os níveis de glicose no sangue.
Estudo
Estudo publicado, no início do mês, na revista Heart mostra que dormir a sesta, uma ou duas vezes por semana, faz cair para metade o risco de ataque cardíaco, AVC e de doenças cardíacas. Já fazer a sesta todos os dias não traz qualquer benefício, dizem os investigadores.
Investigadores portugueses
A descoberta é de uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e abre as portas à utilização desta água das salinas pela indústria alimentar e farmacêutica. Para além do sal, o aproveitamento da salmoura pode dar um importante impulso à sobrevivência das salinas nacionais.
Análise genómica
Estudo pioneiro consegue demonstrar que a análise dos perfis moleculares são úteis para melhorar as opções terapêuticas de doentes com cancro.
Estudo
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a desenvolver um estudo para avaliar a exposição a químicos ambientais junto da população jovem adulta residente em Portugal.
Estudo
Três em cada cinco médicos são a favor da legalização da Eutanásia em Portugal, avança um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, recentemente publicado na Revista Iberoamericana de Bioética.
Estudo
Um estudo pioneiro avaliou o potencial das células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical (UC-MSC) no tratamento de lesões cerebrais neonatais, demonstrando que uma dose clinicamente relevante de UC-MSC, administrada por via intranasal, protege os neurónios em regiões críticas do cérebro após episódios de hipoxia-isquémica (HI), através da sua ação anti-inflamatória, resultando em melhorias das capacidades motoras.
Investigação
Uma recente investigação mostrou que o osteossarcoma, um tipo de cancro ósseo agressivo, é geneticamente similar em crianças humanas e cães.
Estudo
“Cerca de dois terços das pessoas com diabetes tipo 2 em Portugal apresentam fígado gordo, uma condição que compromete em grande escala a eficácia do tratamento da diabetes”, explica Paula Macedo, investigadora da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e professora da NOVA Medical School.

Páginas