Actualidades

‘Crowdfundig’
O fundo de greve criado através de ‘crowdfundig’ para financiar a greve dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos ainda tem 246 mil euros, segundo o relatório de contas publicado pelo grupo de profissionais que esteve na base das duas paralisações.
Investigação
Um grupo de investigadores portugueses participa num projeto científico com vários países europeus que aposta na valorização socioeconómica, ecológica e cultural dos peixes diádromos face às alterações climáticas, anunciou hoje um dos responsáveis.
Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Cerca de meio milhão de portugueses têm insuficiência cardíaca, doença que está a aumentar e é responsável por duas a três vezes mais mortes do que o cancro da mama e do cólon, segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Filipe Froes
Dez anos depois da pandemia da gripe A, o médico Filipe Froes confessa que viveu a doença “24 horas por dia” e com ela redescobriu o significado da dedicação e do “espírito de missão de ser médico”.
Especialista
A gripe H1N1 foi a primeira pandemia do século XXI e da era da informação global, gerando inicialmente um “pandemónio de ignorância e medos” e na fase final muita desinformação e uma desvalorização desajustada da doença.
“Testes do pezinho”
O número de nascimentos em Portugal atingiu o valor mais elevado dos últimos sete anos no primeiro trimestre de 2019, período em que foram rastreados 21.348 recém-nascidos, de acordo com o número de “testes do pezinho” realizados.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde brasileiro anunciou ontem, no Dia Mundial da Malária, a redução de 38% dos casos dessa doença no país, de janeiro a março deste ano, em comparação com o período homólogo de 2018.
Supremo Tribunal
Uma juíza do Supremo Tribunal brasileiro suspendeu provisoriamente a decisão de um magistrado que permitia que psicólogos tratassem a homossexualidade como uma doença e realizassem a chamada "cura gay", informaram fontes oficiais na quarta-feira.
Centros de prevenção
Os EUA registaram desde o início do ano até quarta-feira 695 casos de sarampo, no que é o pior regresso da doença desde a sua eliminação oficial em 2000, segundo os centros de prevenção desta doença.
Programa Nacional de Luta contra a Malária
Angola registou nos dois últimos anos um total de 25.781 óbitos provocados pela malária, doença que já atingiu, no primeiro trimestre deste ano, 1,2 milhões de casos, informou fonte sanitária angolana.

Páginas