Actualidades

Reforço do Programa Operacional da Saúde em 800 milhões de euros já está contemplado no Orçamento do Estado para 2020. Melhorar os serviços e contratar mais profissionais são os principais objetivos do Governo.
Cessação tabágica
Considerando todas as decisões que dependem apenas da pessoa, que estão na mão de cada um, deixar de fumar é a melhor! É aquela...
Opinião
A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações ao nível...
Estudo
Cerca de 55% da população com doença crónica tem níveis inadequados de Literacia em Saúde, segundo o estudo “Literacia em Saúde na Doença Crónica” apresentado ontem pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA).
Previsão foi apresentada hoje
Este ano, o período de maior atividade da gripe em Portugal vai acontecer entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão foi hoje apresentada pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.
Consultas virtuais e fórum de discussão
Existem 250 mil portugueses que vivem mal devido à Fibromialgia, uma doença de diagnóstico difícil. Devido à dificuldade que os doentes enfrentam no diagnóstico e a escassez de existência de uma resposta às suas necessidades, foi criado MyFibromyalgia®, o Instituto Virtual de Fibromialgia que consiste numa ferramenta clínica online para estes doentes, servida por profissionais de saúde especificamente treinados.
Alergias atingem um terço da população portuguesa
Estima-se que, em Portugal, um terço da população sofra de algum tipo de alergia. Um diagnóstico preciso e feito de forma precoce é fundamental para a qualidade de vida dos doentes. Foi exatamente com o objetivo de alertar para a avaliação precisa das alergias e das doenças autoimunes que decorreu, nos dias 26 e 27 de novembro, em Lisboa e no Porto, respetivamente, a reunião “Para além do diagnóstico – alergia e autoimunidade”. O evento foi organizado pela ThermoFisher Scientific e especialmente dirigido a patologistas clínicos.
Campanha de sensibilização
Estima-se que 6 em cada 10 episódios de hipoglicemia não são tratados adequadamente, por isso hoje é lançada a campanha “Hipoglicemia. Uma já pode ser demais”, que pretende alertar as pessoas com diabetes, respetivos familiares e toda a sociedade civil para os perigos das hipoglicemias.
No último ano
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) registou, até novembro de 2019, um aumento de 25% na realização de intervenções cirúrgicas, relativamente ao período homólogo de 2018.
Unidades Hospitalares
Todas as pessoas em internamento hospitalar, incluindo os centros de reabilitação, devem ser sujeitas a uma avaliação do risco de queda, segundo a norma divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), emitida por proposta conjunta do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, da Ordem dos Médicose da Ordem dos Enfermeiros.

Páginas