Notícias

Diagnóstico precoce
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve fez saber que decorrem, até ao dia 31 de outubro, atividades no Centro de Saúde de Olhão, dinamizadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+, e em colaboração com outras unidades funcionais daquele Centro de Saúde, com o objetivo de incentivar à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da mama.
Restrições
A publicidade a alimentos com elevado teor de açúcar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas infantis de televisão e rádio.
Retrato estatístico
Portugal continua a ter uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas da Europa, avançam hoje as notícias, tendo em conta o retrato estatístico de Portugal divulgado pelos dados Pordata, gerida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Doenças profissionais
Embora a utilização do amianto esteja, hoje, praticamente proibida na União Europeia, esta substância continua a ser detetada em materiais de isolamento térmico ou produtos de fibrocimento. Na Grã- Bretanha, todos os anos morrem 3 mil pessoas vítimas de doenças causadas por exposição ao amianto.
Osteoporose
200 milhões é o número de mulheres que sofrem de osteoporose a nível mundial e estima-se que ocorra uma fratura por fragilidade óssea a cada três segundos. Em Portugal, os números também são preocupantes e 800 mil pessoas já são afetadas por este problema de saúde pública.
Dor crónica atinge 1 em casa 3 pessoas
A Plataforma SIP Portugal quer promover um conjunto de medidas urgentes para a melhoria das condições de trabalho das pessoas com dor crónica. A implementação destas recomendações visa diminuir o absentismo e presenteísmo laboral, as mudanças de emprego, as reformas antecipadas e as pensões por incapacidade
Estudo
A poluição atmosférica na costa portuguesa provocada pelo tráfego marítimo representa cerca de 20 por cento da poluição causada pelos óxidos de nitrogénio (NOx), um dos poluentes mais nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Este valor vem de um estudo da Universidade de Aveiro (UA) que, para ajudar a reduzir esta contribuição, aponta uma lista de medidas que urgem ser colocadas em prática.
Programa Menos Sal Portugal
O Estudo hoje apresentado conclui que a diminuição da ingestão de sal e o aumento da ingestão de potássio, a par da mudança dos padrões alimentares, estão diretamente associados a uma significativa redução da pressão arterial e a potenciais benefícios cardiovasculares.
Estudo
Investigadores Portugueses do iBET-Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e do IPO - Instituto Português de Oncologia, comprovam o potencial anticancerígeno de extratos de agrião, brócolos e outros vegetais crucíferos.
Impacto no SNS
São mais de 100 as patologias classificadas como doenças intersticiais pulmonares. E apesar de considerarem raras, estima-se que sejam responsáveis por uma percentagem significativa de consultas de pneumologia.

Páginas