Notícias

Anemia gestacional
Reconhecida como um problema global de saúde pública, a anemia afeta cerca de um quarto da população mundial, com a Organização Mundial da Saúde a estimar, em 2011, uma prevalência de anemia gestacional de 38%, valor que chega aos 26% na Europa. Por cá, os dados do estudo EMPIRE, que caracterizou a prevalência de anemia na população portuguesa, confirmaram este problema, ainda que com diferenças regionais. Esta preocupação mundial levou a Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF) a recomendar que se passe a fazer o rastreio de anemia e ferropenia, ou seja, deficiência de ferro, a todas as grávidas.
Saúde Oral
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) inaugurou hoje o Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL), uma unidade de medicina dentária pediátrica gratuita para todas as crianças e jovens até aos 18 anos que residam ou estudem no concelho de Lisboa.
Requalificação
O Governo autorizou o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no qual se integra o Hospital São João, no Porto, a gastar 22,5 milhões de euros para construir e equipar a nova ala pediátrica até 2021, através de uma portaria publicada esta segunda-feira.
Dados
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) diminuiu em 15% o número de doentes em lista de espera para cirurgia, graças ao aumento das intervenções programadas no primeiro semestre do ano.
SNS
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, na passada sexta-feira, o diploma que estabelece a dispensa de cobrança de taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários e outras prestações de saúde, quando prescritas por profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Prevenção e tratamento
O aumento da utilização de medicamentos contendo vitamina D, nos últimos dois anos, levou a DGS, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e o Infarmed a fazerem uma avaliação ao diagnóstico e tratamento de défice desta vitamina em Portugal, e a elaborar uma norma clínica para prevenção e tratamento.
Recomendações
O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (NEDVP) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) alerta a população para o aumento do risco de sofrer tromboembolismo venoso durante e após viagens de avião de longa distância. Estima-se que, anualmente, 3,2 em cada 1000 pessoas expostas a este cenário sofram deste problema.
Investigação
Edson Oliveira, neurocirurgião do Hospital de Santa Maria, está integrado num projeto que está a ser desenvolvido pela NASA, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e o Massachusetts General Hospital, para estudar uma síndrome neuro-ocular induzida por voo espacial.
Medicamentos
Para que não faltem medicamentos, as farmácias portuguesas reforçaram os stocks nos primeiros sete dias de Agosto, período correspondente ao pré-aviso de greve dos motoristas de matérias perigosas. Os dados da hmR, empresa de estudos de mercado na área da saúde, incidiram sobre o universo de farmácias em Portugal, com uma extrapolação calculada numa base diária e regional a partir do seu painel de 2443 farmácias, 84% do total nacional.
Nutricionistas
Ao contrário do que foi anunciado, os nutricionistas não chegam à população mais vulnerável. A falta de nutricionistas no setor social e solidário continua a ser uma realidade. Ordem lamenta que o Governo não tenha seguido as recomendações apresentadas na Assembleia da República há um ano.

Páginas