Doenças A a Z

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

W

A síndroma de Waterhouse-Friderichsen, uma infecção de evolução rápida e catastrófica, é causada pela neisseria meningitidis; produz diarreia grave, vómitos, convulsões, hemorragias internas, hipotensão, choque e, frequentemente, a morte.

A doença de Weil é uma forma grave de leptospirose que provoca febre contínua, estupor e uma menor capacidade de coagulação do sangue, que ocasiona hemorragias dentro dos tecidos.

A síndrome de Werner é uma doença caracterizada pelo envelhecimento precoce, aproximadamente em cerca de 7 vezes em relação à taxa normal, sendo por isso, também denominada por progeria (velhice).

A Afasia de Wernicke, também conhecida por afasia fluente, de recepção ou sensorial, é uma alteração na linguagem oral e escrita que se caracteriza por não haver uma comunicação precisa, pois as palavras expressas são referidas como sopa de letras, sem ordem e confusas.

Microrganismo transmitido por insectos e detectado pela primeira vez no Vale do Nilo.

A síndrome de West consiste numa encefalopatia epiléptica que ocorre entre os quatro e os sete meses de idade e se traduz em espasmos de flexão, paragem de desenvolvimento psicomotor e que pode implicar um atraso ou retrocesso intelectual.

A doença de whipple foi inicialmente descrita há quase 100 anos mas só em 1999 é que o microrganismo responsável pela doença - tropheryma whipplei - foi cultivado, o seu genoma sequenciado e a sua susceptibilidade aos antibióticos definida.

Nome dado ao grupo de três características que definem uma crise de hipoglicemia, do ponto de vista clínico: glicemia inferior a 50 mg/dl, sintomas associados à diminuição da concentração sanguínea de glicose e reversão ou melhoria desses sintomas com a elevação da glicemia.

O tumor de Wilms (nefroblastoma) é um cancro nos rins que pode aparecer no feto e ser assintomático durante anos após o nascimento. Normalmente, manifesta-se em menores de 5 anos, embora de vez em quando apareça em crianças mais velhas e raramente em adultos.

A doença de Wilson deve o seu nome a Samuel Wilson que, pela primeira vez, a descreveu, em 1912, como "degenerescência lenticular progressiva": uma doença neurológica familiar e letal, acompanhada de doença hepática crónica que conduz à cirrose.

A síndroma de Wiskott-Aldrich afecta apenas as crianças e causa eczema, uma contagem baixa de plaquetas e uma deficiência combinada de linfócitos B e T que provoca infecções repetidas.

A síndroma de Wolff-Parkinson-White é uma arritmia cardíaca em que os impulsos eléctricos são conduzidos ao longo de uma via acessória desde as aurículas aos ventrículos, o que provoca episódios de taquicardia. É a mais frequente das perturbações que afectam as vias acessórias.

A doença de Wolman é uma perturbação hereditária que se verifica quando se acumulam tipos específicos de colesterol e de glicéridos nos tecidos.