Durante três dias (sexta-feira, das 15h00 às 23h00, sábado, das 10h00 às 23h00, e domingo, das 10h00 às 21h00), será possível participar em palestras, workshops, aulas, concertos, massagens, leituras de aura, entre outras iniciativas, desenhadas para promover uma vida mais consciente e equilibrada.
Os vários stands e atividades abrangem diversas áreas ligadas ao bem-estar e às terapias complementares, como Reiki, Acupunctura, Reflexologia, Feng Shui, Terapia de Som, Cromoterapia, Florais, Mesa Quântica, Numerologia, Cristaloterapia, entre muitas outras. Estarão igualmente bem representadas outras vertentes ligadas à cosmética natural, nutrição, alimentação saudável, artesanato e esoterismo.
O programa destaca-se por quatro grandes momentos, entre eles uma Meditação pela Paz no Mundo, marcada para dia 6, às 17h00, e que reunirá Líderes Religiosos e Espirituais de diferentes entidades e comunidades. Apesar da diversidade de crenças, pretende-se evidenciar a espiritualidade como força unificadora em tempos que exigem diálogo, cooperação e esperança. Desta forma, cada convidado terá alguns minutos para partilhar a sua reflexão sobre a paz, seguindo-se 20 minutos de meditação conjunta e um momento musical ao vivo com os músicos e compositores brasileiros Sílvia Nazário e Cláudio Kumar.
Este momento conta com o apoio da Cátedra UNESCO para a Paz em Portugal, dedicada a promover uma abordagem positiva, que integra a sustentabilidade ambiental, a ciência da felicidade e a construção de uma cultura de paz. Em representação, estará presente Helena Marujo, investigadora e coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável da Universidade de Lisboa.
No dia seguinte, pelas 11h30, decorrerá uma Mega Aula de Yoga, dinamizada por instrutores certificados da Federação Portuguesa de Yoga. Visa reunir o maior número de participantes possível, num reflexo do crescente interesse por esta prática em Portugal, que tem atraído não só portugueses como estrangeiros, que se deslocam para realizar retiros e formações.
O festival receberá também Dada Gunamuktananda, monge iogue e professor de meditação norte-americano, que orientará a Palestra “Meditação: A Experiência Suprema”. Através dela, Dada partilhará a sua visão de que a consciência individual está ligada à universal, explorando como essa perceção pode conduzir a mais paz interior, amor e realização pessoal.
O quarto momento principal assentará em duas atividades do projeto Kin Experiences, liderado por Pablo Robles e Anne de Bragança. No Festival de Bem-Estar dinamizarão uma Sessão de Rebirthing (Vibra Renascimento), com foco na respiração consciente (22€ por pessoa), e um concerto gratuito.
Este ano, o festival contará ainda com uma Grande Sessão de Yoga do Riso, orientada por Márcio Fidalgo, cuja missão é contribuir para um mundo mais alegre, amoroso e pacífico, através do poder da gargalhada. A proposta passa por rir, respirar fundo e libertar o stress, despertando a felicidade interior.
Destacam-se, igualmente, as palestras e práticas dedicadas às Constelações Familiares, uma abordagem terapêutica que permite olhar para padrões ocultos e dinâmicas inconscientes presentes no sistema familiar e que podem estar na origem de desafios, bloqueios ou traumas. As sessões ficarão a cargo de facilitadores reconhecidos, como Paula Matos, Maria Gorjão Henriques, Paula Ponce, Susana Oliveira e Hellen Fonseca, sendo uma oportunidade única para aprender e experienciar esta poderosa ferramenta de autoconhecimento.
A nova edição do Festival de Bem-Estar pretende ser um espaço de partilha, descoberta e transformação interior, pensado para todos os que procuram viver de forma mais saudável, consciente e em harmonia com o que os rodeia. “Queremos que cada pessoa que passe pelo festival encontre algo que a ajude a sentir-se mais conectada consigo mesma e com os outros. É um convite a parar, respirar fundo e recordar o que realmente importa”, destaca Jorge Coelho Lopes, responsável pela organização.
Os bilhetes podem ser adquiridos no site da Ticketline. Mais informações sobre o programa aqui.