Dia dos Avós assinala-se anualmente a 26 de julho

APIC apoia iniciativa que celebra Dia dos Avós em Penafiel

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) associa-se, através da campanha "Corações de Amanhã", à iniciativa de sensibilização para a saúde cardiovascular, organizada pela Câmara Municipal de Penafiel, que decorrerá no dia 26 de julho, no Parque da Cidade, em Penafiel.

Esta ação, que surge no âmbito do Dia dos Avós, assinalado a 26 de julho, integra o programa Municipal "Sentir Penafiel" e contará com uma série de atividades dedicadas à promoção da saúde do coração na terceira idade.

Neste dia, a APIC estará presente com um espaço interativo e informativo, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer as válvulas do seu coração com recurso a ecografia cardíaca. “Serão também distribuídos folhetos informativos sobre a doença valvular cardíaca, os seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce”, explica Joana Delgado Silva, presidente da APIC.

De acordo com a presidente da APIC, “com a nossa associação a esta iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel, pretendemos reforçar a consciencialização para a prevenção e o diagnóstico atempado das doenças valvulares cardíacas. Neste dia vamos partilhar conhecimento e esclarecer questões sobre a doença valvular, bem como os seus sintomas, por forma a melhorar o acesso dos doentes para melhor tratamento para a sua doença”.

Rui Campante Teles, coordenador nacional campanha “Corações de Amanhã”, da iniciativa Valve For Life da APIC, sublinha a relevância da iniciativa: “Acreditamos que estamos a contribuir para o reconhecimento da importância do diagnóstico precoce e melhoria do tratamento da doença valvular cardíaca. O processo natural de envelhecimento exige que se adotem cuidados redobrados na saúde e o coração não pode ficar em lista de espera”.

E acrescenta “Neste Dia dos Avós, lembre-se de que deve ter atenção aos membros menos jovens da sua família e comunidade. Garanta que esta população não falta às consultas periódicas e que está ciente dos sintomas de alerta e outras patologias associadas. Esta preocupação com quem o rodeia pode melhorar e até prolongar vidas, especialmente quando a idade já pesa no coração!”.

A campanha “Corações de Amanhã”, uma iniciativa promovida pela APIC, pretende aumentar o conhecimento e a compreensão sobre a doença valvular cardíaca, promovendo o seu diagnóstico e tratamento atempado. A estenose aórtica e a insuficiência mitral são as principais doenças valvulares cardíacas. Esta campanha conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Para mais informações consulte o site www.coracoesdeamanha.pt e https://www.cm-penafiel.pt.

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.