Actividade física com reduzido risco de lesões

Hidroginástica

São muitos os benefícios proporcionados pela prática de hidroginástica. Indicado para todas as faixas etárias e qualquer que seja o seu índice de massa corporal, é um desporto que tem vindo a ganhar o seu espaço ao longo dos tempos.
Hidroginástica

Recomendado principalmente para grávidas, idosos e pessoas que sofram de dores nas articulações, excesso de peso e obesidade, é também procurado por todos os que não estão incluídos nestes grupos. As aulas são normalmente colectivas, e contam sempre com o auxílio de um instrutor que orienta os alunos através de planos de treino com diferentes exercícios.

O meio aquático faz com que a redução do peso corporal seja de aproximadamente 90%. Este factor, associado á flutuabilidade e consequente redução de tensões provocadas nas articulações, explica o porquê de ser um desporto com baixo índice de lesões.

Como meio relaxante que é, para além de melhorar o sistema circulatório, a água actua também no combate dos níveis de stress aumentado o sentimento de bem-estar.

A quantidade de lesões nas articulações e traumatismos provocados pela prática de desportos aeróbicos terrestres, levou a que se começasse a explorar mais o meio aquático como alternativa. Para além das lesões causadas pelos impactos nas articulações, qualquer pessoa com problemas articulares estava, desde logo, condicionada à prática de muitos desportos.

Os exercícios praticados são muito semelhantes aos praticados na ginástica convencional, com a diferença que no meio aquático a resistência oferecida pela água é muito maior à do ar. Comparando séries de exercícios iguais, dentro e fora de água, o esforço despendido para a realização dos mesmos é nitidamente maior quando praticados dentro de água.

A utilização de pesos, normalmente utilizada como sobrecarga em desportos fora de água, é substituída por outro tipo de acessórios como as bolas ou fitas elásticas. Ao recorrer a este tipo de acessórios, verifica-se que o aumento da massa muscular se torna num processo muito mais rápido.

Sendo uma modalidade que tem vindo a sofrer um grande desenvolvimento, os tipos de exercícios são bastante diversificados e com fins específicos para as necessidades de cada praticante, independentemente da faixa etária ou da condição física.

Indicada especificamente para pessoas com:

· Dores nos músculos e/ou articulações

· Tendinites

· Contusões e contracturas musculares

· Ruturas e luxações de ligamentos

· Problemas na coluna

· Artrite reumatóide

· Incapacidades físicas diversas

Comprovados que estão os benefícios a nível físico, verificam-se também bastantes a nível psicológico. Exercícios que para alguns seriam muito difíceis, ou mesmo impossíveis de realizar, tornam-se possíveis devido à flutuabilidade dos corpos. Este é sem dúvida um factor que eleva a autoconfiança e consequentemente a autoestima.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
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