Retarde o processo de envelhecimento

Exercício físico na terceira idade

Atualizado: 
22/07/2019 - 15:01
Com o passar dos anos as limitações físicas tornam-se naturalmente evidentes devidas à idade e associadas, por vezes, a um estilo de vida sedentário. Manter o corpo activo proporciona bem-estar físico e psicológico em todas as idades.
Casal de idosos a praticar exercício

Na velhice verificam-se limitações orgânicas habitualmente inexistentes em tempos de juventude, e é fundamental que qualquer tipo de exercício físico realizado nestas idades seja o adequado às capacidades - articulares, cardíacas, pulmonares, etc.- de cada um. Recomenda-se, por isso, a avaliação e aconselhamento médico antes de iniciar um programa de treino. Em caso de lesões, a recuperação também se traduz em processos mais lentos, daí a necessidade de exercícios moderados. Em caso de sentir algum incómodo ou dor enquanto pratica alguma modalidade, não deve insistir mas sim parar de imediato.

Ao longo dos anos, a evolução da medicina tem vindo a proporcionar à população um aumento da esperança média de vida. Mas se por um lado existe esta evolução em termos científicos capaz de proporcionar maior longevidade, já no que diz respeito à qualidade de vida dos mais velhos não se verifica o mesmo crescimento.

A base de uma boa qualidade de vida está nas acções preventivas realizadas com o objectivo de reduzir as hipóteses de desenvolvimento de doenças características da terceira idade. Combater o sedentarismo mantendo o corpo activo ajuda a um envelhecimento físico e mental gradual e retardado.

Exercícios, como andar ou nadar, tornam-se mais motivantes quando praticados em grupo e, por outro lado, combatem um sentimento também bastante relacionado com a terceira idade, a solidão. Para além disso, o exercício físico vai proporcionar melhorias no funcionamento do organismo e também a nível psicossocial, além de prevenir algumas doenças comuns de idades mais avançadas, como por exemplo a osteoporose.

Uma pessoa de 60 anos que pratique exercício com regularidade e se mantenha activa fisicamente consegue ter as mesmas capacidades físicas de indivíduos com 40 anos mas que mantêm um estilo de vida sedentário. Os benefícios são tão evidentes que lhes permitem ter a autonomia para desempenhar todo o tipo de tarefas do quotidiano.

Conheça alguns dos exercícios mais procurados na terceira idade:

Criar e manter hábitos saudáveis desde a juventude, é sem dúvida o melhor dos remédios.

Artigos relacionados

Alimentação do idoso

Conselhos para a medicação na terceira idade

O doente geriátrico e o envelhecimento

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock