Orientação para uma vida saudável

Exercício físico

Uma breve descrição sobre algumas das modalidades mais praticadas nos ginásios. Conheça as diferenças e quais as mais adequadas para as suas necessidades.
Exercício físico

Abs / Core
Aula de curta duração que tem como finalidade reforçar os músculos do abdómen através de séries contínuas e variadas de exercícios específicos para a zona abdominal. Abs designa a abreviatura em inglês para abdominais.

 

Cardiofitness
Modalidade que ajuda ao desenvolvimento do organismo assim como à diminuição de gordura corporal. As melhorias a nível cardíaco, vascular e respiratório tornam-se evidentes ao longo do período de treino. Passadeiras, remos, bicicletas e steps (palavra inglesa para degraus) são alguns dos aparelhos utilizados.

Ginástica localizada
Aulas que são realizadas normalmente com música e que ajudam no desenvolvimento e resistência de diferentes grupos musculares. Os benefícios deste tipo de exercícios são variados, quer a nível cardiovascular, cardiorrespiratório e até mesmo de auto-estima.

GAP
Modalidade muito semelhante á ginástica localizada, mas direccionada apenas para as zonas abdominal, dos glúteos e das pernas. Combinação de exercícios de resistência muscular localizados. GAP significa Glúteos, Abdominais e Pernas.

Step
Os principais objectivos destas aulas são melhorar as capacidades cardiovascular e respiratória, resistência muscular e coordenação motora. Recorre-se à utilização de uma pequena plataforma, designada por step (palavra inglesa para degrau), em que se combinam exercícios de subida e descida através de diferentes coreografias.

Aeróbica
É uma das modalidades mais conhecidas e praticadas. Composta por exercícios com movimentos rítmicos coreografados, sempre acompanhados por música, e que ajuda aos desenvolvimentos cardiovascular e respiratório, assim como à coordenação motora.

Normalmente as aulas estão divididas em diferentes níveis, tendo em conta se se trata de uma pessoa que se está a iniciar na modalidade ou de um praticante de há mais tempo.

Circuit training
Caracteriza-se por um treino intensivo e completo, recomendado para quem não pratica exercício com regularidade, ou simplesmente não gosta de exercitar continuamente a mesma zona muscular. É efectuado sem pausas, sendo o exercício seguinte diferente do anterior, de modo a que haja descanso dos músculos exercitados anteriormente.

Musculação
A musculação é um treino realizado com pesos livres e aparelhos, em que o plano de treino é feito conforme as necessidades de cada pessoa. Vai ajudar ao desenvolvimento e tonificação muscular assim como à perda ou aumento do peso.

Power tonic
Utilização de pesos para fazer exercícios, habitualmente usados para o aumento do peso corporal, realizados ao som de música, com coreografias de intensidade elevada, que têm como objectivos o desenvolvimento da força e resistência muscular.

Hip-hop
São aulas rítmicas, dançadas ao som de estilos musicais, como o Hip-hop ou Funk, que promovem a desinibição corporal melhorando ao mesmo tempo as funções cardiorrespiratórias. São aulas normalmente caracterizadas por serem muito divertidas que ajudam também à coordenação motora e afirmação pessoal.

Aerocombat
O aerocombat tem como base movimentos ligados às artes marciais. São efectuados movimentos com os braços e pernas, que além de melhorar a capacidade cardiovascular ajudam também na flexibilidade, agilidade, equilíbrio e também a controlar o stress.

Cycling
É uma modalidade praticada com recurso a uma bicicleta estática, de avançada tecnologia, que permite efectuar planos de treino que simulam diferentes tipos de percursos. Nesta modalidade existe uma grande perda calórica.

Postura/Alongamentos
Esta aula tem como objectivo recuperar e desenvolver a elasticidade do corpo, assim como a correcção da postura e o relaxamento muscular. De acordo com especialistas, estes exercícios ajudam na prevenção de dores nas costas e na nuca.

"Yoga"
Proveniente da Índia, esta é uma modalidade que combina o equilíbrio físico com o mental. Através de exercícios específicos, melhora consideravelmente a flexibilidade, o controlo do stress e a concentração.

Pilates
O Pilates baseia-se em exercícios de movimentos lentos e controlados, que têm como objectivo o fortalecimento dos músculos e a prevenção de dores relacionadas com a coluna vertebral melhorando a postura e a mobilidade.

Hidroterapia
O ambiente aquático pode ser um excelente meio para curas e reabilitações diversas. Está comprovado cientificamente que a água tem impacto a nível nervoso, circulatório e térmico. Logo a Hidroterapia é indicada para pessoas que tenham sido sujeitas a cirurgias recentes, tenham tido lesões neuromusculares ou ortopédicas agudas, tenham doença reumatológica ou deficiência neurológica.

Hidroginástica
É, como o nome indica, uma aula de ginástica feita dentro de água.A grande vantagem é a significativa redução do impacto que existe nas articulações, quando comparados com exercícios semelhantes feitos fora de água. Assim sendo, a probabilidade de existirem lesões associadas à prática desta modalidade são bastante reduzidas. Além de ser uma ajuda ao desenvolvimento cardiovascular e respiratório, actua também a nível muscular.

Natação
A Natação é um dos desportos mais procurados visto permitir um aumento da resistência cardiovascular sem qualquer tipo de impacto para as articulações. É também um dos poucos desportos indicados para todo o tipo de pessoas, desde atletas de alta competição até às grávidas.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock