Alimentos a evitar

Celulite

A utilização de cremes e outros produtos para prevenir a celulite, assim como a prática de exercício físico, pode perfeitamente não resultar em termos de prevenção da celulite caso se faça uma alimentação que seja desequilibrada.
Celulite

 

 

Assim como existem alimentos que ajudam bastante a prevenir e evitar a celulite, existem outros que se devem evitar ao máximo para que a celulite não apareça.

 

 

 

Esta é uma lista de alimentos que podem contribuir para o aparecimento ou para aumentar os níveis de celulite:

1.       Gorduras
Os fritos e os alimentos ricos em gordura saturada são inimigos para uma pele saudável, pois fazem com que haja um acumular de gordura localizada, o que vai criar ou agravar a celulite. Tenha em consideração que mesmo os alimentos ricos em gorduras boas, ao serem cozinhados a altas temperaturas transformam-se em gorduras saturadas.

2.       Doces
Talvez o tipo de alimentos que, para a maioria, sejam os mais difíceis de resistir. É certo que o açúcar é uma fonte de energia, porém quando consumido em excesso não é transformado em energia mas sim armazenado como gordura. Essa gordura tem tendência a ficar acumulada na pele dando origem ao aparecimento de celulite.

3.       Alimentos ricos em maus hidratos de carbono
Alguns exemplos destes alimentos são o pão refinado, os cereais e a pastelaria industrial. Estes alimentos, por serem metabolizados mais rapidamente no organismo, são facilmente transformados em açúcar que por sua vez acaba por ser armazenado como gordura.

4.       Sódio
O sal em excesso pode levar à retenção de líquidos, o que vai influenciar directamente o aparecimento de celulite. Não basta apenas ter cuidado com o sal que usa para temperar os alimentos, há que ter em atenção também muitos dos produtos que são vendidos nos supermercados, pois podem conter elevado teor de sódio na sua composição. Esteja atento aos rótulos.

5.       Cafeína
A cafeína, quando consumida em excesso, provoca a desidratação do organismo o que por sua vez contribui para a má circulação sanguínea. A má circulação faz com que a celulite aumente, logo procure ingerir cafeína com moderação.

6.       Bebidas com gás
Tal como a cafeína, as bebidas com gás também prejudicam a circulação sanguínea dificultando a irrigação dos tecidos e contribuindo para o aparecimento de celulite.

7.       Bebidas alcoólicas
O álcool também prejudica a circulação sanguínea e causa a retenção de líquidos. Para além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura pelo fígado o que faz com que contribua também para o aparecimento de celulite.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock