Saiba calcular o seu

Período fértil feminino

O período fértil feminino é o momento ideal para a mulher engravidar.
Período fértil

Sinais e sintomas do período fértil
Algumas mulheres sentem pontadas durante a ovulação, mas muitas há que não sentem nada e não há mais nenhum sinal que indique que está em curso a ovulação . No entanto, há outros sinais característicos que pode identificar, embora isso implique estar atenta ao seu corpo e suas transformações. Algumas mulheres têm sintomas particulares como uma pequena dor no baixo ventre, ou uma dor de cabeça, algumas têm alteração do apetite…

Habitualmente, o muco cervical (corrimento) é uma secreção transparente, sem cheiro, semelhante à clara do ovo. Se estiver atenta verifica que ao longo do ciclo menstrual o corrimento vai tendo características diferentes conforme a fase em que se encontra: espessura, cor e odor. Para além disso, outro sinal a que pode estar atenta é a temperatura corporal que se encontrará ligeiramente elevada na fase de oovulação.

Como calcular o período fértil

Existem três factores que devem ser associados para se calcular o período fértil:

1º - O dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias. Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 dias e aí teremos o dia aproximado da ovulação. Exemplo: uma mulher tem o ciclo menstrual de 30 dias. Se a menstruação vier no dia 15 de Dezembro, a próxima menstruação será no dia 15 de Janeiro, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de Janeiro. De salientar que o dia da ovulação varia consoante a duração do seu ciclo menstrual.

2º - O muco cervical que é uma secreção transparente, semelhante à clara do ovo, que alguns dias antes da ovulação já começa a ser eliminado via vaginal. Esta secreção deve ser colocada entre os dedos indicador e polegar e esticada ao máximo sem que se rompa, no dia em que ela estiver mais longa é o dia da ovulação. A capacidade de esticar chama-se filância, então no dia de maior filância temos o dia da ovulação.

3º - Deve fazer a curva da temperatura basal medindo diariamente, pela manhã antes de se levantar da cama, a temperatura sublingual, vaginal ou rectal, durante 4 minutos e anotá-la. A temperatura tem uma pequena variação diária, mas no dia da ovulação desce ligeiramente e após a ovulação costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias. A temperatura pode subir se teve relações sexuais na noite anterior, se está gripada ou se ingeriu bebidas alcoólicas, porém, isso não significa que já ovulou.

Associando estes três factores conseguirá saber qual é o dia da ovulação. O período fértil é o período em que pode engravidar, o que não corresponde somente ao dia da ovulação, pois o espermatozóide permanece vivo 48 horas após o acto sexual dentro da mulher, portanto se tiver uma relação sexual 2 dias antes da ovulação a gravidez pode acontecer. O óvulo por sua vez pode permanecer vivo de 12 a 24 horas após a ovulação, portanto uma relação sexual um dia após a ovulação pode resultar numa gravidez.É a fase do mês em que a mulher está a ovular. Habitualmente, o período fértil ocorre, em média, 14 dias antes da menstruação, numa mulher que tenha menstruações regulares a cada 28 dias. 

Durante o período fértil o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio, em direção ao útero, encontrando-se disponível para ser fertilizado pode ser penetrado por um espermatozóide dando início a uma gravidez. Este é o momento da concepção. Quando o óvulo não é fecundado, é eliminado pelo organismo através do fenómeno que conhecemos como menstruação, geralmente duas semanas após o início do processo da ovulação. A parede do útero fica mais espessa e coberta com uma mucosa protectora para se preparar para fertilizar o óvulo. Se não existir fecundação a mucosa da parede uterina irá ser expulsa. A expulsão do óvulo não fertilizado com a mucosa uterina é a fase da menstruação.

O ciclo da ovulação divide-se em duas partes:

1ª Fase - A primeira fase da ovulação é chamada a fase folicular. Esta fase inicia no primeiro dia do último período menstrual e continua até à altura da ovulação. A primeira parte do ciclo muda muito de mulher para mulher, podendo durar de 7 até 40 dias.

2ª Fase - A segunda fase do ciclo é chamada a fase lútea. Esta fase dura desde o dia da ovulação até ao primeiro dia do próximo período menstrual. A fase lútea tem uma linha de tempo mais precisa e dura, habitualmente, 12 a 16 dias depois do dia da ovulação. O dia da ovulação acaba por determinar a duração deste ciclo. Isto também significa que factores como o stress, doença, e mudanças drásticas na rotina diária poderão mudar o dia da ovulação e afectar a fase posterior.

Determinar o período fértil é a forma de saber quando a ovulação irá decorrer, e isto inclui estudar o muco cervical e a temperatura através de um termómetro basal. O fluído cervical transforma-se numa substância húmida e escorregadia que se assemelha à clara de ovo, imediatamente antes da ovulação ocorrer e até a ovulação terminar. O termómetro basal ajuda a detectar o aumento da temperatura do corpo, altura em que a ovulação acabou de ocorrer, apesar de ser algo muito falível pois a temperatura do corpo pode alterar-se em variadíssimas circunstâncias.

Fonte: 
Planeamentofamiliar.com
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock