Dicionário de A a Z

Chá verde

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva "Camellia Sinensis". A denominação é dada pelo facto de as folhas sofrerem, ao contrário do chá preto, de uma reduzida oxidação.
Chá verde

Tradicionalmente mais utilizado na China e no Japão, tem vindo a ganhar terreno no Ocidente em virtude das suas conhecidas propriedades antioxidantes entre outras.

A nível de preparação, o chá verde não deve ter um tempo de infusão superior a 3 minutos, evitando-se assim a cozedura das folhas e o gosto amargo que daí advém.

Vários são os benefícios na toma do chá verde. A prevenção de cancro é atribuída aos flavenóides e catequinas que bloqueiam as alterações celulares que originam tumores. As vitaminas C, K, B1 e B2, aliadas ao manganês, potássio e ácido fólico ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e baixar os níveis de colesterol, bem como à melhoria das condições das nossas artérias. Está ainda identificado com a melhoria das funções fisiológicas, aumento da densidade mineral óssea e ajuda ainda à perda de peso, principalmente quando tomado antes da prática de exercício físico.

Estudos recentes indicam ainda que quando em creme, o chá verde melhora ainda o nosso sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B pois reduz a inflamação provocada pela exposição excessiva a este tipo de radiação.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock