Dicionário de A a Z

Vitamina B1

A Vitamina B1 (nome químico tiamina) é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Vitamina B1

Auxilia as células no metabolismo da glicose e sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível. A carência desta vitamina na alimentação pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri.

Os sintomas da deficiência desta vitamina vão desde a insónia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdómen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tacto e da memória, problemas de concentração. A deficiência ocorre frequentemente em pessoas com dependência de álcool, desnutridas, com vómitos frequentes. O álcool, o café, o tabaco e os antiácidos podem prejudicar a absorção da Vitamina B1.

Os alimentos ricos em vitamina B1 vão desde a ervilha, o feijão, o pão integral, o fiambre, a noz, a carne de porco, etc.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock