Conheça 10

Alimentos que queimam calorias

Atualizado: 
24/07/2019 - 11:54
Existem certos alimentos que têm menos calorias do que aquelas que são necessárias para a sua digestão. Ao ingeri-los, estará naturalmente a queimar calorias.
Mulher a apontar para a sua barriga sem gordura

 

Água fria

A água é provavelmente uma das coisas mais importantes para quem quer perder peso, devido à sua capacidade de libertar toxinas do organismo.

O facto de a água que ingerimos ser fria representa outro factor importante, pois o organismo gasta energia para aquecê-la até aos níveis da temperatura corporal.

 

Chá verde

Rico em antioxidantes, o chá verde estimula o metabolismo e ajuda a perder peso.

Nas alturas que tem mais fome, se beber uma chávena de chá, vai sentir-se mais saciado evitando assim ingerir outro tipo de alimentos menos apropriados para quem quer emagrecer.

Café

Grande parte da população tem por hábito beber café. O café contribui bastante para queimar calorias, pois a cafeína acelera a frequência cardíaca e faz com que o sangue transporte mais oxigénio. O problema ao ingerir café é o açúcar que normalmente se adiciona para disfarçar o seu sabor que é naturalmente amargo. Tente habituar-se a beber café sem açúcar ou então a substitui-lo, por exemplo, por canela.

Abacate

Para além de ter inúmeros benefícios para a saúde, como reduzir o colesterol e os riscos de doenças cardíacas, o abacate contém gordura monoinsaturada, que acelera o metabolismo e protege a parte de produção de energia das células dos danos dos radicais livres.

Pode inclui-lo em saladas. Vai ver que combina na perfeição!

Toranja

A toranja é uma fruta com poucas calorias e muito rica em vitamina C e água. É também rica em fibras que podem ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Contribui para a sensação de saciedade e ajuda a diminuir o apetite. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar bastantes calorias. Pode adicioná-la à sua alimentação diária em sumos ou salada de frutas.

Aipo

Este é um dos melhores exemplos de um alimento que contém menos calorias do que aquelas que o organismo gasta para o digerir. A sua composição é basicamente águae fazer uma alimentação baseada apenas no seu consumo é desaconselhada pois vão ficar sempre a faltar minerais e nutrientes necessários. Combine o aipo com outro tipo de alimentos.

Grãos integrais

Este tipo de grãos representam também um papel importante nas dietas, pois levam algum tempo a digerir saciando a fome durante um longo período de tempo. Os cereais integrais são ricos em minerais, diversas vitaminas e hidratos de carbono, mas pobres em gordura.

Salmão

O Ómega-3 é um ácido gordo, cuja capacidade de ajudar a eliminar as gorduras indesejadas está cientificamente provada.

Como o Ómega-3 não é produzido pelo organismo, só poderá ser obtido pelo consumo de peixe, sendo o salmão um dos mais referenciados, ou pela ingestão de suplementos.

Sementes de Chia

Ricos em proteínas, fibras e Ómega-3, ajudam a aumentar o metabolismo e a diminuir o apetite. Ao mergulhar algumas sementes de chia por aproximadamente 15 minutos em água, elas incham até dez vezes o seu tamanho, acontecendo o mesmo quando são ingeridas. Isto vai fazer com que se sinta saciado, impedindo assim que tenha vontade de comer mais.

Picantes

Ingerir alimentos picantes faz com que a temperatura corporal aumente. O organismo ao tentar baixar a temperatura corporal para um nível adequado vai consumir calorias. Devem ser consumidos com moderação e em combinação com alimentos com poucas calorias.

Artigos relacionados

O papel da psicologia na perda de peso

Porque é difícil perder peso depois dos 40?

Flacidez pós dieta

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock