Dicionário de A a Z

Sangue

Atualizado: 
15/09/2014 - 12:22
O sangue é um tecido constituído por várias células sanguíneas, suspensas num líquido que se chama plasma.
Sangue

O plasma é constituído por água, sais minerais, moléculas hidrossolúveis, como por exemplo a glucose e proteínas. As células sanguíneas são os glóbulos vermelhos ou eritrócitos, os glóbulos brancos ou leucócitos e as plaquetas. É a medula óssea que se encarrega da sua produção, sendo constantemente renovadas.

O sangue tem funções muito importantes e complexas entre as quais o transporte de oxigénio, nutrientes, hormonas, dióxido de carbono e outros produtos do catabolismo.

Os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigénio, têm a particularidade de ser elásticos e deformáveis, permitindo assim, um fluxo normal dentro dos vasos sanguíneos. Têm na sua membrana exterior elementos que são específicos para cada indivíduo, são herdados de pais para filhos e permitem diferenciar as células de uma pessoa das de outra pessoa - são os grupos sanguíneos. Os mais importantes na transfusão sanguínea são o sistema ABO e Rh.

Os glóbulos brancos podem ser classificados de acordo com as diferentes morfologias e funções - granulócitos, neutrófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos. Têm um papel muito importante na defesa do organismo contra os vários agentes infecciosos.

As plaquetas são as células mais pequenas do sangue, tendo cerca de 1/3 do diâmetro dos glóbulos vermelhos. São elas que actuam de imediato quando há uma hemorragia, formando o rolhão plaquetário que vai parar a hemorragia, tendo um papel muito importante na coagulação sanguínea. Um ser humano adulto possui cerca de 5 litros de sangue.

Fonte: 
apll.org
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock