Recomendações

Cuidados a ter com o Sol

Atualizado: 
28/05/2019 - 11:14
O sol é fundamental à vida e, em doses moderadas, traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, nomeadamente a melhoria do humor e qualidade do sono e a síntese de vitamina D. Contudo, quando excessiva, a exposição solar é prejudicial para a saúde, aumentando o risco de cancro de pele e podendo provocar queimaduras solares e envelhecimento acelerado da pele.
Cuidados com o sol

De forma a aproveitar os benefícios do sol sem correr riscos desnecessários para a saúde, é fundamental conhecer e respeitar algumas regras:

  • Evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior intensidade da radiação solar (sobretudo entre as 12-16h, idealmente entre as 11-17h): deve-se procurar zonas de sombra neste horário, recorrendo por exemplo a toldos e guarda-sol. É importante não esquecer que os toldos e chapéus-de-sol não filtram toda a radiação ultravioleta, nem impedem a exposição à radiação refletida pelas superfícies, sendo fundamental a aplicação de protetor solar mesmo estando à sombra.
  • Usar vestuário adequado: roupa protetora (por exemplo, camisola de manga comprida e calças, dando preferência a tecidos opacos e escuros ou com fator de proteção incorporado), chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVB e UVA.
  • Fazer uma exposição gradual e progressiva ao sol.
  • Aplicar protetor solar com índice elevado (factor de proteção solar igual ou superior a 30, que proteja das radiações UVA e UVB), resistente à água, em quantidade suficiente, em todas as áreas expostas. A sua aplicação deve ser feita 20 minutos antes da exposição solar e repetida ao longo do dia, de 2 em 2 horas e após nadar ou transpirar. Não esquecer de proteger os lábios, nariz, orelhas e dorso das mãos e dos pés.
  • Ter cuidados acrescidos junto à água, areia e neve, porque refletem os raios solares, aumentando a exposição real à radiação solar.
  • Ter atenção à medicação efetuada: alguns medicamentos tornam a pele mais sensível ao sol, desencadeando uma reação tipo queimadura mesmo com exposições moderadas ao sol.
  • Manter estes cuidados com a proteção solar durante todo o ano, mesmo nos dias nublados e fora da praia: embora seja mais intensa no verão, a exposição solar ocorre durante todo o ano e em todos os locais (o sol da praia é igual ao do campo e da cidade). As nuvens dão uma falsa sensação de segurança pela diminuição do calor, mas deixam passar os raios ultravioleta podendo em certas ocasionais até amplificar a sua intensidade.

Artigos relacionados

Mitos associados à exposição solar

Calor e radiação ultravioleta

Faça o autoexame e proteja a sua pele

Dra. Helena Toda Brito - Dermatologista Hospital Lusíadas Lisboa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay