Associados à prática do exercício físico

Os benefícios da laranja

A laranja é um alimento rico em vitamina C e hidratos de carbono, nutrientes muito importantes durante a prática de exercício físico, pois fornecem-nos energia. Além disso é rica em flavonoides que ajudam a baixar o mau colesterol (LDL) e a subir os valores de HDL, ou seja o colesterol bom.
Laranja e exercício físico

Estudos, como o que foi realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, através do Departamento de Alimentos e Nutrição, associam directamente o consumo de sumo de laranja á redução da fadiga corporal após a prática de desporto.

As mulheres que serviram de amostra a este estudo, ingeriram 500ml deste sumo antes da prática de exercício, que consistia numa caminhada de ritmo moderado a intenso durante 50 minutos.

Este resultado foi obtido na última avaliação após 90 dias de utilização de sumo de laranja, tomado 3 vezes por semana (os mesmos dias de exercício).

Por outro lado foi também observado que as mulheres que participaram no estudo obtiveram também um aumento de 18% de colesterol HDL e uma redução de pelo menos 15% nos valores de colesterol LDL.

Desta forma concluiu-se ainda que, além de dar força e reduzir os níveis de cansaço, a laranja ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Ao ser rica em vitamina C, a laranja permite ainda ajudar a eliminar os radicais livres produzidos pelo nosso corpo aquando da prática de exercício físico. Esta vitamina permite ainda ajudar a repor os níveis de sais minerais e água que perdemos ao longo da prática de exercício.

Estes são alguns dos benefícios que podemos obter pelo consumo de laranja quando vamos praticar exercício.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
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