Verdades e mitos

Lipoaspiração

Atualizado: 
14/08/2014 - 09:44
A lipoaspiração é uma técnica de cirurgia estética que tem como objectivo retirar alguma da gordura em excesso de algumas partes do corpo.
Lipoaspiração

 

Por vezes, existem informações erradas acerca deste tipo de cirurgia, que acabam por ser tomadas em conta como verdades absolutas. Aqui tentamos desmistificar algumas dessas informações.

 

 

Mito: A lipoaspiração emagrece.
Facto:
A lipoaspiração não é um método de emagrecimento, ela apenas dá contorno ao corpo. O emagrecimento apenas se deve ao facto de ser retirada alguma quantidade de gordura.

Mito: A lipoaspiração acaba com a celulite.
Facto:
A lipoaspiração não acaba com a celulite. Pode porém contribuir para algumas melhorias, contudo, para o seu desaparecimento, são necessários cuidados alimentares e a prática regular de exercício físico.

Mito: Após a lipoaspiração não se volta a engordar.
Facto:
Não é verdade, pois o aumento de peso está directamente relacionado com o tipo de alimentação que se tenha. A única diferença é que, devido à cirurgia, a distribuição de gordura irá acontecer de forma diferente.

Mito: O Inverno é a melhor altura do ano para realizar este tipo de cirurgia e para a cicatrização.
Facto:
É apenas uma questão de conforto. A utilização de vestuário próprio pode ser desconfortável em estações de mais calor. Em relação à cicatrização, este não é um factor que influencie a cicatrização.

Mito: Qualquer clinica é indicada para fazer uma lipoaspiração.
Facto:
Completamente falso. Todos os cuidados relativamente ao médico e sítio onde vai fazer a cirurgia são fundamentais. Um médico habilitado e uma clinica bem equipada irão ser determinantes no sucesso cirúrgico.

Mito: A lipoaspiração só se realiza em mulheres.
Facto:
É falso, pois existem também homens a recorrer a este tipo de cirurgia estética, desde que cumpram os requisitos para que se efectue.

Mito: Pode ser realizada durante a gravidez.
Facto:
Não pode ser feita neste período, nem na fase de amamentação. Deve sim esperar alguns meses após ter terminado o período de amamentação.

Mito: É uma cirurgia bastante perigosa.
Facto:
Seguindo todas as indicações do seu médico e sendo ele habilitado para este tipo de cirurgia, é uma cirurgia bastante simples e com poucos riscos.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock