Distúrbios do sono

Como dormir melhor durante a gravidez

Atualizado: 
08/05/2019 - 17:51
Uma boa noite de sono é essencial para acordarmos cheios de energia e com boa disposição. Tendo um efeito reparador, ele tem um efeito importante no nosso organismo. Durante a gravidez ele é tão ou mais importante mas, a verdade é que, ao longo da gestação, ele pode ser comprometido pelos mais variados fatores. Se está grávida e tem dificuldade em dormir este artigo pode ajuda-la a ter uma noite mais tranquila.

Durante a gravidez é importante que se descanse tanto quanto possível, mas é também durante este período, tão feliz e importante para a mulher, que surgem diversos distúrbios no sono.

Insónias, azia, dores nas costas e acordar frequentemente para ir à casa de banho são os principais entraves para uma noite bem dormida.

À medida que a gravidez avança estes fatores podem incomodar cada vez mais.

O aumento do volume da barriga, o desconforto físico, a ansiedade provocada pela antecipação do parto, o cansaço acumulado podem também fazer com que tenha dificuldade em adormecer e dormir de forma repousante.

Saiba que, o elevado nível de progesterona produzida na gestação, que torna a digestão mais lenta, é o responsável pelo refluxo dos ácidos produzidos no estômago, a que vulgarmente chamamos de azia.

Para melhorar estes sintomas experimente dormir com a cabeça elevada com a ajuda de uma almofada.

Nos últimos meses da gestação, pode também dar por si a ressonar em resultado do estreitamento das vias respiratórias provocado pela grande produção de progesterona que leva ao inchaço dos tecidos moles das vias nasais. Neste caso, tente dormir de lado.

À medida que a gravidez avança podem ainda ocorrer cãibras progressivamente mais dolorosas e intensas especialmente quando está a dormir.

Para prevenir as cãibras é importante que massaje suavemente as pernas após o banho, com movimentos amplos e circulares na direção dos pés para as ancas e tente levantar as pernas alguns minutos, durante o dia, sempre que tiver oportunidade para o fazer e evite cruzar as pernas quando está sentada. Procure também arranjar uma posição confortável para dormir apoiando as pernas em almofadas. Vai ver isso a vai ajudar, e muito!

As dores de costas tão típicas durante a gravidez podem ser aliviadas se dormir de lado, num colchão firme, com uma almofada debaixo da barriga e outra entre as pernas para manter a parte inferior das costas bem apoiada.

Evite ainda fazer refeições pesadas ao jantar. Prefira refeições leves e uma ceia se tiver fome antes de se deitar. E se necessário beba um leite morno ou infusões à base de ervas calmantes (passiflora ou tília) para a ajudar a adormecer.

Pratique exercício físico, mantenha-se ativa e reserve algum tempo para meditar ou relaxar antes de dormir. Vai ver que resulta!

Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock