Dicionário de A a Z

Chá preto

O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta "Camellia sinensis".
Chá preto

Oriundo do Oriente, o mais consumido no Ocidente provém normalmente da Índia. As suas folhas quando de qualidade inferior são transformadas em pequenos elementos, colocados depois em saquetas. As folhas com maior qualidade são utilizadas inteiras.

O chá preto começa a sua vida como chá verde, sendo que adquire a sua coloração e nome após um processo de oxidação/torrefacção que o escurece.

Rico em polissacarídeos, o chá preto inibe a glicose, ajudando a neutralizar os efeitos prejudiciais das refeições ricas em gorduras. Ajuda também a prevenir problemas cardíacos e a diabetes.

Além de ajudar no controlo da absorção de gorduras e açúcares, ajudando a emagrecer e a controlar a glicemia, o chá preto quando de boa qualidade possui propriedades semelhantes ao chá verde.

O chá preto, assim como o chá verde, faz uma verdadeira limpeza no organismo, mas quando ingerido após as refeições pode prejudicar a absorção de alguns minerais.

Pessoas com problemas gástricos devem controlar a quantidade de chá preto ou verde que tomam. Por serem muito ricos em cafeína (o chá preto é de todos os chás o que mais cafeína contém), podem provocar alguma sensibilidade gástrica. Por outro lado, e pela mesma razão, pessoas com insónias devem ter também muito cuidado com a quantidade de chá preto que ingerem, pois este pode interferir com o sono.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock