Dor e inflamação nas articulações

Artrite

Atualizado: 
16/07/2014 - 10:32
A artrite é uma designação genérica de várias doenças que podem causar dor e inflamação nas articulações. As articulações são as zonas mais afectadas, mas também tendões, ligamentos e músculos podem ser lesados. Por vezes a pele também pode ser afectada.
Artrite

A artrite é a inflamação das articulações. Em sentido amplo é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas. Contudo, raramente tem uma origem conhecida mas todas envolvem factores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.

Existem mais de 100 subdivisões de artrites, divididas principalmente de acordo com causa, local afectado, idade (infantil ou geral) e gravidade.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem em todo o mundo cerca de 10% de homens e 15% de mulheres que tem algum tipo de artrite. É uma doença cuja incidência aumenta com a idade. Por isso, na população acima dos 65 anos a percentagem de afectados sobe para 30% para os homens e 50% para as mulheres. A OMS estima que a prevalência aumente em 40% até 2020.

Factores de risco
A sua causa ainda não é conhecida mas sabe-se que poderá haver uma predisposição genética para se vir a sofrer desta doença. Para além disso, aponta-se para que o clima, trabalhos repetitivos, a obesidade, o envelhecimento, a prática de alguns desportos (radicais e/ou violentos) ou algumas doenças (por exemplo, imunológicas) possam contribuir para o aparecimento da artrite.

Na maior parte dos casos, a doença começa lenta e progressivamente. Regra geral acaba por originar dor, principalmente nas articulações das mãos, pés e cotovelos, podendo afectar outros órgãos como os olhos, o coração, as glândulas salivares e lacrimais.

Como já foi referido existem vários tipos de artrite. Os dois tipos mais comuns são a artrite reumatóide (AR) e a osteoartrose (OA).

A OA manifesta-se geralmente a partir dos 50 anos, sobretudo nas mulheres, e caracteriza-se por uma degeneração da cartilagem articular, que dificulta o movimento das articulações, com dor e inflamação nas mesmas.

A AR é também mais frequente entre as mulheres e a proporção é de um homem para três mulheres com AR. É uma doença auto-imune causada por uma alteração dos sistemas de defesa, que reagem contra o próprio organismo. Caracteriza-se pela inflamação de uma ou várias articulações. A AR na sua forma mais severa diminui a esperança média de vida entre 5 a 10 anos, mas também provoca dor, inflamação, podendo ocasionar deformações físicas graves e lesões orgânicas. A incapacidade e os sintomas podem aparecer em qualquer idade, mas é mais frequente entre os 40 e os 50 anos.

Existem outras doenças que também podem causar artrite, entre elas a gota, o lúpus ou a hepatite viral.

Sintomas
A dor é a forma que o seu corpo usa para avisar que algo está errado. Muitos tipos de artrite causam dor nas articulações. A dificuldade em caminhar é geralmente um dos primeiros sintomas a aparecer. Alguns tipos de artrite podem afectar diferentes partes do corpo.

A febre, a perda de peso, problemas respiratórios ou a comichão são outros sintomas que podem surgir em doentes com artrite. Estes sintomas também podem ser sinais de outras doenças, por isso é importante consultar um médico para um diagnóstico e tratamento adequado.

Tratamento
Depois de diagnosticar que tipo de artrite tem, o especialista vai determinar o melhor tratamento, que pode incluir fármacos para a dor, para a inflamação e para a rigidez das articulações e cremes ou pomadas para aliviar as dores locais.

No entanto, às vezes, mesmo com a medicação, a dor persiste. Nessas horas, é possível usar algumas técnicas para se sentir melhor, como sejam: tomar um banho morno, fazer alguns exercícios leves, aplicar gelo na área afectada ou repousar a articulação afectada.

Se a dor persistir, mesmo com a medicação, poderá ser necessário outro tipo de terapêutica, mais adequados ao seu caso.

Dependendo da gravidade, pode ser importante procurar um fisioterapeuta para fazer a reabilitação cujo objectivo é aliviar a dor, minimizar as deformidades, mobilizar as articulações e recuperar a forma física.

Fonte: 
Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock