Uma condicionante para a beleza femenina

Alergia a metais não preciosos

É certo e sabido que as mulheres gostam de usar adereços. Umas mais, outras menos, mas quase nenhuma dispensa um pequeno acessório que seja. Entre eles, os brincos são dos mais apetecíveis.
Alergia metais

Se mulheres há que andam quase uma vida com os mesmos brincos, outras preferem mudá-los quase, ou mesmo diariamente. Quanto ao estilo, há quem os prefira maiores, outras menores. Mais simples, mais trabalhados, com ou sem brilhantes. Em ouro ou outros metais, ou mesmo noutros materiais. O importante é que haja alguma escolha na altura de abrir aquela caixa especial onde se guardam as bijutarias ou peças de joalharia.

Mas e quando os furos da orelha infectam?

Para quem é adepto de usar brincos em ouro é um cenário possível, mas quem usa os conhecidos por “pechisbeque” está bem mais sujeito a que tal aconteça.

E porque razão as bijutarias podem provocar mais alergias e infecções que os metais preciosos?

Por norma, as bijutarias são feitas de níquel ou de bronze. Estes componentes que são utilizados nos brincos, causam alergia e comichão. Na realidade, muitas são as mulheres que ficam com pequenas infecções nas orelhas, devido ao uso de brincos. As infecções podem agravar se a insistência no uso de brincos de bijutaria continuar. O aspecto da infecção mais grave é o nascer de pequenas bolhas e posteriormente a escamação e a crosta.

Mas como se disse, há muitas mulheres que sofrem deste problema mesmo com brincos de ouro ou anti-alérgicos.

Os materiais que oxidam rapidamente causam alergias. Isto pode acontecer não só com brincos, mas com relógios e até com os botões das calças quando roçam na cintura. Existem alguns truques que podem aliviar as alergias. Das mais tradicionais às mais modernas.
Numa farmácia, poderá encontrar cremes para alergias próprias dos furos das orelhas. Pomadas que vezes fazem milagres. Cremes à base de cortisona ou anti-histamínicos costumam ajudar. Se o ouro não lhe causa alergia, opte por este tipo de brincos.

Mas se no fim de contas e apesar de todos os truques e cremes a alergia persistir, vai ter de acabar por desistir. Não se desiluda. Se não pode usar uns brincos, abuse dos colares.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock