A importância do sono

Mais de metade dos portugueses tem problemas de sono

Atualizado: 
13/03/2020 - 10:58
Dormir bem é o objetivo de cada vez mais portugueses. Ninguém consegue trabalhar, pensar e tomar decisões sem uma boa noite de sono. No entanto, são muitos aqueles que apresentam problemas de sono. Com a ajuda de Isabel Luzeiro, neurologista, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, mostramos-lhe as perturbações do sono mais frequentes.

Há muitos portugueses com problemas de sono?

Mais de metade dos portugueses -  cerca de 60% - tem problemas de sono

A insónia é o problema mais frequente de sono? Que outros problemas de sono existem?

De facto, a insónia é a queixa mais frequente, mas existem outros problemas: uns inerentes ao sono, outros que podem determinar alterações do sono.

Mas subjacente à insónia estão problemas como a apneia do sono, a síndrome de pernas inquietas, a dor crónica… e, evidentemente, a insónia. Esta por ser de vários tipos e dever-se a causas múltiplas.

A que é devida a insónia? Há grupos particulares mais predispostos à insónia?

Os trabalhadores por turnos são o grupo que mais tem dificuldade em resolver os seus problemas de sono. Para além, disso, identificam-se outros fatores. Por exemplo o sexo feminino tem mais insónia que o masculino: as causas hormonais, ter filhos, a maior tendência à depressão e ansiedade… face à sua condição ainda existente a mulher continua a ser sobrecarregada e sofre uma pressão para ter que dormir...

Quando a insónia se deve a um fator novo, pode ser passageira, de ajustamento, mas, muita das vezes, torna-se crónica. 

E a apneia do sono?

Se o doente tem fenótipo típico: obeso, pescoço curto, hipertenso, o diagnóstico faz-se facilmente.

Mas muitas vezes vêm por insónia e só quando se realiza um exame de sono se descobre que o problema dos múltiplos acordares são as apneias.

Que efeitos tem a privação de sono?

A privação do sono leva a alterações da concentração e memória e a uma lentificação e secundariamente leva a condições médicas diversas…

O que é a narcolepsia?

É a doença do sono. A pessoa dorme bem durante a noite, mas de dia está sempre sonolenta e adormece com toda a facilidade 

Pode ter outros sintomas associados: Paralisia do sono, alucinações ao adormecer e ao acordar, perda de tónus muscular por vezes com queda.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock