Saiba o que são

Infecções por bacilos

A palavra bacilo é usada para designar bactérias. Existem vários tipos de bacilos e os mais famosos ficaram conhecidos por causarem doenças como a tuberculose ou, mais recentemente, a infecção por antraz.

A palavra bacilo é usada para designar bactérias. Existem vários tipos de bacilos e os mais famosos ficaram conhecidos por causarem doenças como a tuberculose ou, mais recentemente, a infecção por antraz.

Os bacilos são um tipo de bactéria classificado de acordo com forma característica de bastonete. Ou seja, as bactérias podem ser esféricas (cocos), em forma de bastonete (bacilos), em forma de vírgulas (vibriões) ou de espiral/ helicoidal (espiroquetas).

A forma exacta é determinada pela parede celular da bactéria, uma estrutura rígida, complexa e formada por várias camadas. Embora as bactérias sejam classificadas em parte pela sua forma característica (acima referidas), a maioria delas (incluindo os bacilos) também é classificada como Gram-positivas ou Gram-negativas, dependendo da sua cor após a aplicação de um corante, denominado corante de Gram, durante a sua análise laboratorial.

Assim, as bactérias que se coram de azul são Gram-positivas, enquanto as que se coram de rosa são Gram-negativas. No entanto, a classificação em Gram-negativas ou Gram-positivas também corresponde a certas características da parede externa da bactéria, ao tipo de infecção por ela produzida e aos tipos de antibiótico capazes de destruí-la.

Infecções por bacilos Gram-Positivos
No mundo das bactérias, as Gram-positivas são uma minoria. Geralmente, elas são sensíveis à penicilina e, normalmente, são lentas no desenvolvimento de resistência a este antibiótico. Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).

As três infecções causadas por bacilos Gram-positivos são a erisipelotricose, a listeriose e o carbúnculo.

Infecções por bacilos Gram-Negativos
O aspecto característico das bactérias Gram-negativas é a presença de uma membrana dupla envolvendo cada célula bacteriana. Embora todas as bactérias possuam uma membrana celular interna, apenas as Gram-negativas apresentam uma membrana externa. Esta membrana externa impede a entrada de determinados medicamentos e antibióticos na célula, o que explica parcialmente a razão pela qual as bactérias Gram-negativas geralmente são mais resistentes aos antibióticos do que as Gram-positivas.

A membrana externa das bactérias Gram-negativas é rica numa molécula denominada lipopolissacarídeo. Quando as bactérias Gram-negativas invadem a corrente sanguínea, o lipopolissacarídeo pode desencadear uma série de sintomas, incluindo a febre alta e a queda da pressão arterial. Por essa razão, o lipopolissacarídeo é frequentemente referido como uma endotoxina.

As bactérias Gram-negativas possuem uma grande facilidade para trocar material genético (DNA) entre cepas da mesma espécie e mesmo entre espécies diferentes. Isto significa que quando uma bactéria Gram-negativa sofre uma alteração genética (mutação) ou adquire um material genético que lhe confere resistência a um antibiótico, ela poderá, posteriormente, compartilhar seu Adn com outras cepas de bactérias e a cepa secundária também pode tornar-se resistente.

Principais doenças causadas por bacilos (bactérias):
Tuberculose - Causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis
Hanseníase (lepra) - Transmitida pelo bacilo de Hansen( Mycobacterium lepra)
Difteria - Provocada pelo bacilo diftérico
Coqueluche - Causada pela bactéria Bordetella pertussis
Pneumonia bacteriana - Provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae
Escarlatina - Provocada pelo Streptococcus pyogenes
Tétano - Causado pelo bacilo do tétano - Clostridium tetani
Leptospirose - Causada pela Leptospira interrogans
Tracoma - Provocada pela Chlamydia trachomatis
Gonorreia ou blenorragia - Causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae)
Sífilis - Provocada pela bactéria Treponema pallidum
Meningite meningocócica - Causada por uma bactéria chamada de meningococo
Cólera - Doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, o vibrião colérico
Febre tifóide - Causada pela Salmonella typhi

Principais infecções por bacilos

Gram-positivos
- Erisipelóide
- Listeriose
- Antraz

Gram-negativos
- Infecções causadas por Haemophilus
- Brucelose
- Tularemia
- Peste
- Doença da arranhadura do gato
- Infecções por Pseudomonas
- Infecções por Campylobacter
- Cólera

Fonte: 
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.