Actualidades

Siga estes seis conselhos
Peso da mochila pode deixar sequelas graves na coluna, alerta a campanha “Olhe pelas Suas Costas”.
Entrevista
Em Portugal, todos os anos são diagnosticados cerca de 3 mil novos casos de cancro nas vias aerodigestivas. Por ser pouco...
Guarda Nacional Republicana
Segundo Guarda Nacional Republicana, foram detidos 234 condutores alcoolizados, o que representa 52% do total de pessoas detidas na semana entre 10 e 16 deste mês.
Estudo
Já se sabia que o uso de quantidades regulares de canábis aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde mental, incluindo psicose e esquizofrenia. No entanto, ainda pouco se sabia sobre os potenciais efeitos secundários negativos da exposição a longo prazo aos canabinóides.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Os 18 distritos do continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Gestão dos Direitos dos Artistas
Mais de 700 pessoas participaram no rastreio nacional da voz artística promovido pela GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, iniciado em maio de 2017 e que terminará no final do ano, disse hoje o presidente daquela entidade.
Veterinários
A Ordem dos Veterinários alertou hoje para o aumento de animais abandonados e realojados em centros de recolha, admitindo estar preocupada com a entrada em vigor da lei que proíbe o abate de animais errantes.
Universidade do Porto
Numa altura em que a taxa de natalidade portuguesa atingiu recentemente o seu mínimo, estando na cauda da Europa, uma equipa multidisciplinar da Universidade do Porto, composta por investigadores e docentes das Faculdades de Psicologia (Mariana Martins, Juliana Pedro, Maria Emília Costa), Medicina (Alberto Barros e Pedro Xavier) e Ciências (Vasco Almeida), desenvolveu dois curtos vídeos com o objetivo de aumentar a literacia em fertilidade, que podem agora ser consultados no site da Biblioteca de Literacia em Saúde no SNS.
Estudo
Novo estudo do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve revela que o mecanismo que controla a divisão celular pode estar associado a um aumento de erros genéticos e contribuir para o desenvolvimento de várias patologias.
Estudo
Que os chamados vegetais crucíferos são bons para o intestino, nunca houve dúvidas, mas a explicação para esse fenómeno foi sempre evasiva. Cientistas britânicos chegaram finalmente a uma explicação plausível num estudo publicado esta semana.

Páginas