Actualidades

Doença de Machado-Joseph
Um fundo privado norte-americano vai continuar a financiar a investigação sobre a doença de Machado-Joseph, em curso na Universidade de Coimbra, atribuindo cerca de 85 mil euros nos próximos cinco anos, segundo um protocolo hoje assinado.
OE2018
A Ordem dos Nutricionistas lamenta a não aprovação do imposto sobre os produtos com elevado teor de sal conforme o governo havia sugerido na proposta de Orçamento do Estado para 2018.
Tribunal de Contas
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde herdaram os passivos do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, alvo de um resgate financeiro em 2015, mas as Finanças ficaram com o saldo de gerência da empresa, agravando as suas contas.
Legionella
A Veolia, responsável pela manutenção da central de trigeração do Hospital São Francisco Xavier, defendeu hoje que o âmbito da investigação devia ser alargado pois da sua parte não detetou nada que justificasse a dimensão do surto de ´legionella´.
4 de dezembro - Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla
Este ano, como forma de assinalar o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla vai marcar presença na Assembleia da República, entre os dias 27 de novembro e 04 de dezembro. Numa iniciativa que pretende sensibilizar os deputados e decisores para o que é viver com Esclerose Múltipla e a necessidade de criação de um Registo Nacional de Doentes com Esclerose Múltipla, com a exposição da “Casa da Esclerose Múltipla”, onde é possível experienciar as dificuldades sentidas por estes doentes no dia-a-dia.
RESPIRA – 10 anos de inspiração
No próximo dia 29 de novembro, pelas 17.30, o auditório da sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia será o palco da apresentação de um livro que a RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Crónicas – acaba de lançar para assinalar o seu décimo aniversário.
Centro Hospitalar Cova da Beira
Na senda da promoção da saúde e da prevenção da doença, o Centro Hospitalar Cova da Beira tem há vários anos implementado na instituição, um programa designado “CHCB Respira Bem: +Saúde -Tabaco”, que para além de oferecer consultas de cessação tabágica a todos aqueles que pretendam deixar de fumar, isentas de taxa moderadora, com possibilidade de marcação em horário flexível alargado ou pós laboral e com comparticipação de fármacos da área; se encontra agora a participar num projeto inédito ao nível do Serviço Nacional de Saúde Português.
Agência Europeia do Medicamento
O dossier de candidatura do Porto à Agência Europeia do Medicamento dizia que o Infarmed podia colaborar alocando recursos para aquela cidade e que para isso o Governo português investiria 4,8 milhões de euros.
Ministro da Saúde
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, garantiu que os direitos dos trabalhadores serão “absolutamente salvaguardados”, na questão da polémica sobre a transferência do Infarmed para o Porto.
Em Lisboa
A Cruz Vermelha Portuguesa vai criar no centro de Lisboa uma unidade de apoio a doentes crónicos, com 90 quartos e 160 camas, disse o novo presidente da instituição, Francisco George.

Páginas