Estudos

Estudo
Cientistas descobriram que a axolote, uma espécie de salamandra originária do México em perigo de extinção, partilha muitas semelhanças genéticas com os humanos, mas, ao contrário das pessoas, tem uma maior capacidade para reparar lesões no corpo.
Estudo
Os Bajau, conhecidos como 'ciganos do mar', têm uma capacidade invulgar de permanecer debaixo de água, que um estudo divulgado ontem atribui a uma adaptação genética resultante num baço muito maior que o comum na generalidade dos humanos.
Estudo
Metade das crianças nascidas na Europa não atinge o seu potencial cognitivo devido a um défice de iodo, segundo um estudo internacional que defende o apoio dos políticos europeus a medidas para ultrapassar este problema.
Estudo
Cientistas associaram um novo processo de derretimento do gelo antártico à aceleração da subida do nível do mar, num estudo publicado na revista Science Advances e realizado pela Universidade da Tasmânia, na Austrália.
Estudo
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016.
Estudo
Um diagnóstico pedido pela Câmara Municipal de Lisboa identificou 1.400 consumidores de droga na capital “em maior risco”, mas alerta para a existência de mais toxicodependentes que não tenham contacto com as equipas que elaboraram o estudo.
Estudo
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto comparou as doenças reumáticas com outras patologias não transmissíveis e concluiu que, isoladamente, o primeiro grupo de doenças é o que acarreta maior impacto para a sociedade.
Estudo
A quase totalidade dos inquiridos num estudo afirma saber o que é o colesterol, mas mais de metade desconhece o valor que tem, uma situação mais frequente entre os jovens e que vai diminuindo com a idade.
Estudo
O composto já está patenteado e é considerada a nova esperança de tratamento e, sobretudo, de cura para a diabetes tipo 1 que, geralmente aparece na infância e afeta mais de 21 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de um milhão só em Portugal.
Estudo
Cientistas do Centro Champalimaud descobrem que num emaranhado de ligações neurais existe um organizado mapa que diz ao cérebro para onde não olhar.

Páginas