Estudos

Estudo
Já se sabia que o uso de quantidades regulares de canábis aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde mental, incluindo psicose e esquizofrenia. No entanto, ainda pouco se sabia sobre os potenciais efeitos secundários negativos da exposição a longo prazo aos canabinóides.
Estudo
Novo estudo do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve revela que o mecanismo que controla a divisão celular pode estar associado a um aumento de erros genéticos e contribuir para o desenvolvimento de várias patologias.
Estudo
Que os chamados vegetais crucíferos são bons para o intestino, nunca houve dúvidas, mas a explicação para esse fenómeno foi sempre evasiva. Cientistas britânicos chegaram finalmente a uma explicação plausível num estudo publicado esta semana.
Estudo
O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e longa, segundo um estudo publicado na revista britânica 'The Lancet' e que foi liderado por Sara Seidelmann, do 'Brigham and Women's Hospital', nos Estados Unidos.
Estudo
O período até 2022 poderá registar temperaturas ainda mais elevadas do que o esperado, com anos "anormalmente quentes", segundo um estudo baseado num novo método de previsão.
Ageing Report 2018
Projeções indicam que, no espaço de meio século, a população com idade para trabalhar em Portugal diminuirá 37%.
Estudo
Uma equipa internacional de cientistas descobriu que uma alteração da proteína CPEB4, encarregada do desenvolvimento dos genes necessários para a atividade neuronal, poderá ser uma causa de predisposição para o autismo.
Estudo
Um estudo publicado no Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology – JEADV revelou que metade dos doentes com psoríase que atingiram pele limpa ou quase limpa não acreditavam que este fosse um objetivo realista de tratamento. O estudo "Clear about Psoriasis" destaca que, apesar de a pele limpa ou quase limpa ser hoje um resultado viável do tratamento, os doentes ainda enfrentam uma longa jornada para atingir essa realidade.
Estudo
Dormir menos do que sete horas diárias ou mais do que as oito recomendadas pode aumentar o risco de mortalidade e de doenças cardiovasculares segundo um novo estudo publicado na revista "Journal of the American Heart Association".
Estudo
O diagnóstico de leucemia infantil é algo que nenhuma família quer receber e, embora os tratamentos para a maioria dos tipos de leucemia tenham melhorado ao longo dos anos, alguns tipos específicos permanecem muito difíceis de tratar. Um deles é a chamada leucemia de linhagem mista, um tipo de leucemia cuja taxa de sobrevivência é de apenas 50%.

Páginas