Recomendações para um envelhecimento activo e saudável

Existem atualmente mais de 2 milhões de idosos¹ em Portugal

Estima-se que até 2060, este grupo etário represente entre 35 a 43% da população Portuguesa.² Região Europeia de Referência apresenta novas recomendações para um envelhecimento ativo e saudável dos portugueses.

O consórcio nacional Ageing@Coimbra, região europeia de referência para o envelhecimento Ativo e Saudável, e membro da Comunidade da Inovação e Conhecimento (KIC) em saúde e bem-estar (EIT Health), apresentou um conjunto de novas recomendações para um envelhecimento ativo e saudável dos portugueses. O anúncio decorreu na Assembleia da Republica no âmbito de um debate que contou com a participação de deputados, membros do parlamento e de entidades das áreas sociais, de saúde e sociedade civil.

Estas orientações para a promoção da saúde e bem-estar do envelhecimento ativo na população portuguesa visam potenciar condições para estimular políticas, criar, implementar e replicar boas práticas promotoras do envelhecimento ativo e saudável.

Estas recomendações passam por algumas medidas preventivas e de promoção de saúde sempre com vista, para lá de uma maior esperança de vida, a uma vida melhor, ativa e saudável, adaptada à idade avançada. As recomendações incluem assim: prevenção da fragilidade física; prevenção da fragilidade cognitiva, promovendo uma vida social ativa de atividades intergeracionais e rastreios cognitivos, incluindo a implementação de políticas de apoio a cuidadores e pacientes com demência; a prevenção da fragilidade imunitária que inclui a promoção de políticas de prevenção da doença para o envelhecimento saudável, com programas de vacinação ao longo da vida; promoção da adesão à terapêutica, prevenindo a polimedicação desadequada; promoção de soluções integradas de saúde e assistência social; promoção de políticas conducentes à criação de espaços e serviços amigos do idoso e promoção da investigação e do conhecimento sobre o envelhecimento. De acordo com diferentes estudos populacionais, a faixa etária da população com e mais de 65 anos representará entre 35% a 43% da população nacional, até 2060. Foi recentemente apresentada, no âmbito do novo Plano Nacional de Saúde, uma meta de aumento de 30% da esperança de vida saudável aos 65 anos em 2020. O envelhecimento ativo e saudável é assim um desafio da sociedade e elemento nuclear conducente à dignidade da condição humana.

O Ageing@Coimbra, com estas novas recomendações, pretende assim contribuir para melhorar a vida dos cidadãos idosos através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como pela criação de novos produtos e serviços inovadores que promovam melhor diagnóstico e terapêutica, bem como a vida ativa e independente.

Ageing@Coimbra

O Ageing@Coimbra é um consórcio, coordenado pela Universidade de Coimbra numa parceria institucional com a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia), formado por entidades ligadas à saúde e à cidadania, centradas na formação, inovação e intervenção, que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do envelhecimento ativo e saudável. O consórcio Ageing@Coimbra fomenta o cruzamento de diversas áreas do saber, fertilizando inovação e empreendedorismo, respondendo aos desafios de saúde e bem-estar de uma população envelhecida, criando oportunidades de negócio e emprego qualificado para a população jovem.

 

Referências

1e 2 Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apresentado no Dia Mundial da População, 11 de Julho 2104. Consultar documento aqui

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock