Notícias

DGS
Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou hoje a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor Ricardo Jorge.
Cimeira Internacional
O neurocientista John O'Keefe, Nobel da Medicina em 2014 pela identificação de um “GPS" cerebral, partilhou hoje em Lisboa alguns pormenores desta investigação, sobre a qual disse esperar que possa responder a desafios como o da doença de Alzheimer.
Demência
Cerca de duas dezenas de familiares e cuidadores de doentes de Alzheimer concentraram-se hoje junto ao parlamento para reclamar medidas e apoios concretos para quem cuida de pessoas com demência.
Ministro da Saúde
O ministro da Saúde defendeu hoje, em Bruxelas, que a atribuição da sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA) à cidade do Porto constituiria um justo reconhecimento a Portugal pela sua “história de sucesso”.
Cooperação
Os Serviços de Saúde de Macau vão colaborar com a Fundação Champalimaud, em Portugal, na área da oncologia, estando previstas visitas para intercâmbio científico, formação profissional e telemedicina, anunciou hoje o Governo de Macau.
Tratamentos médicos
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada considera importante que os turistas escolham Portugal na hora de receberem tratamentos médicos e de recuperarem.
Combate às “superbactérias”
A OMS alertou esta quarta-feira para a "séria escassez" de novos antibióticos para combater bactérias cada vez mais resistentes e defendeu que é necessários aumentar os investimentos contra esta "crescente ameaça".
Tumores
Cientistas do Instituto de Medicina Molecular (iMM) criaram um vírus de ratinho com material genético de um vírus herpes humano, para testar possíveis medicamentos contra determinados cancros causados por vírus herpes, divulgou hoje a instituição.
Estudo conduzido em ratos
Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal “má” em gordura “boa”, permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos.
Associação alerta
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados alertou que muitas unidades estão em risco de fechar por causa de problemas financeiros “gravíssimos”, defendendo que o Estado pague “um valor justo” pelas comparticipações.

Páginas