Notícias

Sociedade Portuguesa de Hipertensão
No dia 17 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão e a cidade eleita pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão para acolher as atividades comemorativas é Almada. O Dia Mundial da Hipertensão é uma iniciativa da World Hypertension League, à qual a Sociedade Portuguesa de Hipertensão se associa, que tem como objetivo alertar a população para a hipertensão arterial, doença silenciosa que afeta 42% de portugueses.
23 a 29 de abril Semana Europeia da Vacinação
Com a chegada da Semana Europeia da Vacinação, que este ano tem como mote “a vacinação como um direito individual e uma responsabilidade partilhada”, o Movimento Doentes Pela Vacinação reforça a importância da informação e da responsabilização como bases de uma boa prevenção. A comemorar o primeiro ano de existência, o Movimento Doentes Pela Vacinação fortalece a sua presença junto da população através da extensão do movimento a outras entidades, do lançamento do portal www.mova.pt e da organização de sessões de esclarecimento.
Centro Social Laura Alves
O primeiro Centro de Apoio à Saúde Oral a abrir em Lisboa foi hoje inaugurado no Centro Social Laura Alves, na freguesia de Santo António, um projeto que pretende disponibilizar tratamentos médico-dentários a pessoas com dificuldades socioeconómicas.
INEM
A responsável pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM explica que uma catástrofe com a dimensão dos incêndios de 2017 provoca reações normais, como o choque ou o medo, perante uma situação anormal.
Sindicato
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul denunciou hoje que a confidencialidade dos dados clínicos dos doentes tratados no Hospitalar Barreiro-Montijo está posta em causa porque a aplicação que contém estes dados está acessível a profissionais não médicos.
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
Cerca de metade dos portugueses que têm asma não tem a sua doença controlada, afetando a sua qualidade de vida, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Fundação Champalimaud
A 2ª edição do Health Intelligent Talks vai apresentar o primeiro vencedor do Prémio Health Intelligent Talks, iniciativa que tem como objetivo destacar projetos na área da saúde que privilegiem um ambiente paperless conducente a ganhos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global. A Fundação Champalimaud será palco do evento que irá reunir, no dia 3 de outubro, alguns dos melhores speakers da área da tecnologia, inovação e saúde, sendo que a data limite para o envio de candidaturas para o prémio é 31 de maio.
Estudo
Cientistas descobriram que a axolote, uma espécie de salamandra originária do México em perigo de extinção, partilha muitas semelhanças genéticas com os humanos, mas, ao contrário das pessoas, tem uma maior capacidade para reparar lesões no corpo.
Visão Fest
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou ontem, em Lisboa, que "houve uma paragem do investimento na saúde", com as sucessivas crises no país, "envelhecendo as estruturas do Serviço Nacional de Saúde", cuja solução se foi "empurrando".
Administração Regional de Saúde do Norte
Mais de sete mil mulheres foram abrangidas em 20 anos pelo Programa Autoestima, que apoia trabalhadores do sexo e que em 2017 distribuiu 134.600 preservativos, anunciou ontem a Administração Regional de Saúde do Norte.

Páginas