Notícias

Instituto da Administração da Saúde
Uma mulher de 84 anos, com múltipla patologia associada, morreu esta semana com gripe A, aumentando para quatro os casos de morte na Madeira, revelou hoje o Instituto da Administração da Saúde no âmbito da vigilância epidemiológica da gripe.
Em Leiria
O Município de Leiria apresentou hoje um programa de alimentação saudável dirigido a cerca de seis mil alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do concelho, que será adotado até 2021, disse a vereadora da Educação.
Estudo
Um estudo da Organização Mundial de Saúde que envolveu 53 países coloca Portugal no grupo dos cinco piores no tratamento aos mais velhos, com 39% dos idosos vítimas de violência.
Casa de Saúde da Idanha
Pessoas com demência vão poder usar em Portugal terapia com robôs, usando uma foca com inteligência artificial inventada no Japão, cujo inventor afirma que é capaz de resgatar memórias e melhorar a qualidade de vida.
No Porto
Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.
Associação explica
A alergia alimentar caracteriza-se por uma resposta adversa do organismo que envolve o sistema imunológico, desencadeada pela exposição a um determinado alimento, seja pela ingestão ou simplesmente pelo contacto. Estes alimentos possuem determinadas proteínas, designadas de alergénios que desencadeiam uma resposta alérgica.
DGS recomenda
A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje aos portugueses que se vacinem contra o sarampo, lembrando que é a “melhor forma” de evitar esta doença contagiosa, que pode ser grave e até mortal.
Ministro da Saúde
O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde.
Estudo
Chamam-se "exómeros" e nunca ouviu falar deles, mas desempenham um papel essencial na progressão do cancro. É essa a conclusão dos investigadores do Instituto de Investigação e Inovação (i3S) da Universidade do Porto, em colaboração com o grupo do investigador David Lyden, do Weill Cornell Medicine, de Nova Iorque.
Oncologia
O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas 4.000 consultas e efetuados 480 internamentos, disse a diretora Fátima Heitor.

Páginas