Saúde Sénior

Teleassistência
O concelho de Vila Nova de Gaia conta desde ontem com um projeto-piloto de teleassistência para apoio a idosos que vivem sozinhos, indicou o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.
“Saúde.come”
Dois terços dos idosos portugueses são sedentários, sendo a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo uma investigação a nível nacional.
Diagnóstico precoce evita complicações graves
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, estima-se que cerca de três milhões de portuguesas com...
Provedor de Justiça
O provedor de Justiça entende que deveria haver uma resposta específica para idosos com problemas mentais que estão detidos, sustentando que não faz sentido manter naquela situação pessoas que “já estão para além do bem e do mal”.
Criada no Porto
Uma aplicação móvel que permite aos idosos realizar uma autoavaliação da sua mobilidade, forma física e alimentação, foi desenvolvida pelo Porto4Ageing - Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável, coordenado pela Universidade do Porto e pela autarquia.
Agência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
A Agência para a Prevenção do Trauma e da Violação dos Direitos Humanos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra anunciou que está a estudar várias problemáticas, entre elas a violência sobre idosos e nas escolas.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
A região Norte será a mais envelhecida do país a partir de 2033 e perderá o estatuto de mais populosa, segundo projeções feitas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Especialista
A doença de Parkinson, a patologia neurodegenerativa mais prevalente a seguir à de Alzheimer e que já afeta quase 20 mil portugueses, vai aumentar com o envelhecimento da população, disse a neurologista Cristina Januário.
Estudo
Os níveis “muito baixos” de atividade física levam a que existam em Portugal “demasiados idosos obesos”, concluiu Nuno Borges, professor da faculdade de Ciências da Nutrição do Porto, instituição que hoje promove o primeiro Seminário de Nutrição e Envelhecimento.
Estudo
Cerca de 85% dos portugueses com mais de 65 anos consome sal em excesso, segundo um estudo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Páginas