Saúde Sénior

Estudo
Um estudo sobre o apoio domiciliário nos Açores conclui que este serviço constitui “uma importante barreira” à institucionalização precoce de idosos, porque 23,5% dos utentes assumiram que estariam institucionalizados se não beneficiassem desta valência.
Idosos
A câmara de Santo Tirso anunciou ontem que passou a disponibilizar aos munícipes um serviço de teleassistência domiciliária, uma medida que se destina ao acompanhamento de idosos isolados socialmente.
Estudos
As dificuldades linguísticas podem conduzir ao isolamento social dos imigrantes portugueses nos lares do Luxemburgo, contribuindo para doenças como a depressão e a demência, apontam estudos da Universidade do Luxemburgo.
Estudo
Uma equipa internacional, que inclui cientistas do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, mostrou pela primeira vez que os idosos com melhor desempenho cognitivo têm uma atividade cerebral mais intensa e coordenada até quando estão a descansar.
Desenvolvida no Porto
A Universidade do Porto criou uma plataforma 'online' que visa aumentar a adesão da população idosa à vacinação, promover a prática de exercício físico e uma alimentação saudável, bem como o uso adequado de antibióticos.
Madeira
O Governo da Madeira apresentou hoje, no Funchal, o Programa de Prevenção das Quedas nos Idosos, que visa contribuir para o envelhecimento ativo e saudável da população e reduzir os gastos do Serviço Regional de Saúde em tratamentos.
Após os 40
Os níveis de testosterona diminuem progressivamente nos homens a partir dos 40 anos. ...
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra antecipa, amanhã (22 de junho), a celebração do Dia Mundial dos Avós, ao promover uma sessão comemorativa intitulada “Da ternura sem papel ao papel da ternura”.
Cuidados a ter com a pessoa idosa
No âmbito do Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, que se assinala a 15 de Junho, importa...
No Porto
Uma caixa de medicamentos eletrónica que ajuda doentes e idosos a tomar a medicação foi desenvolvida por alunas do ensino superior, sendo um dos projetos presentes na Mostra Nacional de Empreendedorismo, a decorrer até quarta-feira, na Alfândega do Porto.

Páginas