Saúde Sénior

Idosos
A prevalência de desnutrição ou em risco de desnutrição é o dobro nos idosos que estão em lares quando comparada com os que vivem em casa. Esta é uma das conclusões do estudo PEN-3S, que avaliou o estado nutricional dos idosos portugueses e deu pela primeira vez um retrato do que se passa em Portugal. Entre as causas para esta diferença estão o facto de os idosos nos lares serem mais velhos, mais dependentes e mostrarem mais sinais de depressão. Em 2015 viviam em Portugal 2,1 milhões de idosos, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Governo
O ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, garantiu hoje que a Segurança Social atua sempre que tem conhecimento da existência de lares ilegais e lembrou que todos os anos há dezenas de espaços que são encerrados.
Especialista
Os idosos valorizam o sexo e as relações amorosas, mas o “erotismo no envelhecimento está fortemente ameaçado”, porque a sociedade marginaliza o amor nessa idade, disse a investigadora Ana Carvalheira.
Compreender a afasia
Vários estudos apontam que cerca de 50% dos indivíduos que sofrem um AVC ficam com problemas de comunicação. Apesar destes...
Desenvolvido no Porto
Um aluno do Instituto Superior de Engenharia do Porto desenvolveu um sistema que deteta os modos de transportes utilizados pelos idosos, através dos sensores dos 'smartphones' e dos pontos de acesso Wi-Fi, para auxiliar os profissionais de saúde.
Primeira causa de morte
Considerado como a principal causa de morte e de incapacidade permanente, o Acidente Vascular Cerebral atinge, por hora, três...
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra integra projeto FOCUS, iniciativa no valor de quase 2,4 milhões de euros, cofinanciada pela Comissão Europeia.
“ageing@coimbra”
O consórcio ageing@coimbra, criado há quatro anos, quer envolver as universidades seniores e outras instituições sociais em projetos na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro.
Em Coimbra
Um cardiologista de 88 anos elogia vinho e café e um biólogo de 83 toma banho frio no inverno e corre diariamente dez quilómetros, dando o mote, em Coimbra, para um envelhecimento saudável.
Direção-Geral da Saúde
Os delegados de saúde devem intensificar as visitas aos lares de idosos como medida preventiva tendo em conta a previsão de descida das temperaturas a partir de hoje, recomenda a Direção-Geral da Saúde.

Páginas