Estudos

Estudo
“Cerca de dois terços das pessoas com diabetes tipo 2 em Portugal apresentam fígado gordo, uma condição que compromete em grande escala a eficácia do tratamento da diabetes”, explica Paula Macedo, investigadora da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e professora da NOVA Medical School.
Estudo
Um estudo recente realizado a profissionais de saúde europeus revelou a existência de alguns equívocos sobre o valor nutricional dos sumos de fruta e o impacto do processamento no seu conteúdo vitamínico. Porém, novos dados confirmam que a matriz de nutrientes do sumo de laranja 100% é bastante rica. O sumo é composto por vitaminas e minerais, assim como por compostos bioativos de plantas, como a hesperidina. Esta composição nutricional dá suporte a vários aspetos do bem-estar e saúde, incluindo a função vascular e a pressão arterial.
Estudo
Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh e pelo Hillman Cancer Cente (EUA) descobriu que crianças nascidas de mães obesas têm uma maior probabilidade de desenvolver cancro infantil.
Ensaio Clínico
Um estudo divulgado recentemente revelou que as células estaminais mesenquimais (MSC, Mesenchymal Stem Cells) preparadas em laboratório a partir de tecido adiposo são uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento de osteoartrite do joelho, estando associadas a melhorias significativas ao nível da dor e da qualidade de vida.
Estudo
Mulheres, idosas e com mais tempo de internamento hospitalar são os doentes com pior prognóstico entre os que sofrem algum tipo de trauma, independentemente da existência de traumatismo craniano. A conclusão é de um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS, e recentemente publicado no jornal Brain Injury.
Estudo
Investigação mostra que os níveis sanguíneos de progesterona estão associados ao sucesso da gestação. O estudo realizado pelo IVI, que conta com uma amostra de quase 1200 doentes, despertou grande interesse entre a comunidade científica, quando apresentado no 35.o Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE).
Estudo
Um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde/Universidade do Porto alerta para a existência de falhas no sistema do Serviço Nacional de Saúde que, associadas à qualidade da informação clínica, podem ser responsáveis pela perda de milhões de euros em financiamento.
Estudo
Uma dieta alimentar rica em alimentos processados causa alterações metabólicas desde cedo, concluiu um estudo do ISPUP, publicado na revista “Clinical Nutrition”. De acordo com a investigação em poucos anos as crianças sofrem alterações nos seus parâmetros cardiometabólicos. Em causa está o consumo de carne processada, bebidas açucaradas e sem sopa de legumes.
Estudo
Atualmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de problemas de saúde mental, o que implica para um setor empresarial perdas de 246 mil milhões de dólares a nível mundial. Segundo o estudo “Mental Health at Work” da Business in Community quanto maior a responsabilidade, maiores os níveis de stress, ansiedade ou depressão.
Tratamento biológico
O estudo comparativo de fase IIIb, VARSITY, demonstrou que Vedolizumab, tratamento biológico seletivo para o intestino, foi superior ao anti-TNF biológico Adalimumab na obtenção de remissão clínica às 52 semanas de tratamento em doentes com colite ulcerosa ativa, moderada a grave.

Páginas