Estudos

Análise genómica
Estudo pioneiro consegue demonstrar que a análise dos perfis moleculares são úteis para melhorar as opções terapêuticas de doentes com cancro.
Estudo
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a desenvolver um estudo para avaliar a exposição a químicos ambientais junto da população jovem adulta residente em Portugal.
Estudo
Três em cada cinco médicos são a favor da legalização da Eutanásia em Portugal, avança um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, recentemente publicado na Revista Iberoamericana de Bioética.
Estudo
Um estudo pioneiro avaliou o potencial das células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical (UC-MSC) no tratamento de lesões cerebrais neonatais, demonstrando que uma dose clinicamente relevante de UC-MSC, administrada por via intranasal, protege os neurónios em regiões críticas do cérebro após episódios de hipoxia-isquémica (HI), através da sua ação anti-inflamatória, resultando em melhorias das capacidades motoras.
Investigação
Uma recente investigação mostrou que o osteossarcoma, um tipo de cancro ósseo agressivo, é geneticamente similar em crianças humanas e cães.
Estudo
“Cerca de dois terços das pessoas com diabetes tipo 2 em Portugal apresentam fígado gordo, uma condição que compromete em grande escala a eficácia do tratamento da diabetes”, explica Paula Macedo, investigadora da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e professora da NOVA Medical School.
Estudo
Um estudo recente realizado a profissionais de saúde europeus revelou a existência de alguns equívocos sobre o valor nutricional dos sumos de fruta e o impacto do processamento no seu conteúdo vitamínico. Porém, novos dados confirmam que a matriz de nutrientes do sumo de laranja 100% é bastante rica. O sumo é composto por vitaminas e minerais, assim como por compostos bioativos de plantas, como a hesperidina. Esta composição nutricional dá suporte a vários aspetos do bem-estar e saúde, incluindo a função vascular e a pressão arterial.
Estudo
Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh e pelo Hillman Cancer Cente (EUA) descobriu que crianças nascidas de mães obesas têm uma maior probabilidade de desenvolver cancro infantil.
Ensaio Clínico
Um estudo divulgado recentemente revelou que as células estaminais mesenquimais (MSC, Mesenchymal Stem Cells) preparadas em laboratório a partir de tecido adiposo são uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento de osteoartrite do joelho, estando associadas a melhorias significativas ao nível da dor e da qualidade de vida.
Estudo
Mulheres, idosas e com mais tempo de internamento hospitalar são os doentes com pior prognóstico entre os que sofrem algum tipo de trauma, independentemente da existência de traumatismo craniano. A conclusão é de um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS, e recentemente publicado no jornal Brain Injury.

Páginas