Saiba quais são:

Sintomas de gravidez

Atualizado: 
28/06/2019 - 18:08
Há vários sintomas de gravidez que podem apontar para a possibilidade de estar grávida. São diferentes consoante a mulher e a gravidez.
Mulher deitada no sofá a ilustrar os sintomas de gravidez

A gravidez traz mudanças radicais para o organismo, que se manifestam em alguns sintomas muito característicos e perceptíveis desde o começo da gestação, como seios mais sensíveis ou a necessidade de ir mais vezes à casa de banho em especial à noite. No entanto, o primeiro sintoma de uma possível gravidez é o atraso menstrual. Para comprovar a gravidez pode fazer o teste de gravidez, a partir de uma semana de atraso, embora a prova mais evidente seja dada pela ecografia.

As alterações sofridas, as sensações vividas vão variando ao longo da gravidez, pelo que cedo se torna necessário escolher o médico que será seu aliado, seu orientador, seu ajudante, nesta maravilhosa viagem, que é a sua gravidez. Pode notar um ou mais dos sintomas e não é provável que os sinta todos ao mesmo tempo. Também não deve preocupar-se se não sentir nenhum deles. É perfeitamente possível estar grávida sem se aperceber de nenhum dos clássicos sinais de gravidez abaixo referidos.

Sintomas clássicos de gravidez:

Falta do período menstrual. Este é o primeiro e o mais fiável sinal, se o seu ciclo mensal for regular. Embora seja possível que lhe apareçam manchas de sangue ou um sangramento ligeiro perto do dia previsto para começar o período, mesmo estando grávida.

Se o seu ciclo menstrual não for regular, pode notar algum dos outros sintomas de gravidez antes de dar pela falta da menstruação.

Cansaço

Pode sentir um cansaço invulgar nas primeiras semanas de gravidez. Isso deve-se, provavelmente, à subida dos níveis de progesterona.

Enjoos

Pode sentir enjoos e até vomitar, aproximadamente entre a 2ª e a 3ª semanas de gravidez. Embora seja muitas vezes designado como enjoo matinal, pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite.

Alterações no peito

Pode notar que o peito está maior, mais sensível, mais dorido (como algumas mulheres sentem antes de aparecer a menstruação), nas primeiras semanas de gravidez. Além disso, as veias do peito podem ficar mais visíveis e os bicos mais escuros.

Ir à casa de banho mais vezes

Cerca de 6-8 semanas depois de engravidar, pode ter de levantar-se de noite para ir à casa de banho. Algumas grávidas têm também pequenas perdas quando tossem, riem ou espirram.

Stress e alterações de humor

Pode sentir alterações de humor rápidas durante o início da gravidez, chegando por vezes a chorar sem saber porquê. Isto deve-se, provavelmente, às alterações dos níveis hormonais no seu organismo.

Alteração de gostos alimentares

Pode descobrir que enjoou coisas como chá, café ou alimentos gordos. Algumas mulheres também sentem desejo de certos tipos de alimentos que, normalmente, não apreciam.

Artigos relacionados

O corpo da grávida

A mulher grávida e a sua sexualidade

Sexo na gravidez

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock