Saiba quais são:

Sintomas de gravidez

Há vários sintomas de gravidez que podem apontar para a possibilidade de estar grávida. São diferentes consoante a mulher e a gravidez.

A gravidez traz mudanças radicais para o organismo, que se manifestam em alguns sintomas muito característicos e perceptíveis desde o começo da gestação, como seios mais sensíveis ou a necessidade de ir mais vezes à casa de banho em especial à noite. No entanto, o primeiro sintoma de uma possível gravidez é o atraso menstrual. Para comprovar a gravidez pode fazer o teste de gravidez, a partir de uma semana de atraso, embora a prova mais evidente seja dada pela ecografia.

As alterações sofridas, as sensações vividas vão variando ao longo da gravidez, pelo que cedo se torna necessário escolher o médico que será seu aliado, seu orientador, seu ajudante, nesta maravilhosa viagem, que é a sua gravidez. Pode notar um ou mais dos sintomas e não é provável que os sinta todos ao mesmo tempo. Também não deve preocupar-se se não sentir nenhum deles. É perfeitamente possível estar grávida sem se aperceber de nenhum dos clássicos sinais de gravidez abaixo referidos.

Sintomas clássicos de gravidez:
Falta do período menstrual. Este é o primeiro e o mais fiável sinal, se o seu ciclo mensal for regular. Embora seja possível que lhe apareçam manchas de sangue ou um sangramento ligeiro perto do dia previsto para começar o período, mesmo estando grávida.

Se o seu ciclo menstrual não for regular, pode notar algum dos outros sintomas de gravidez antes de dar pela falta da menstruação.

Cansaço: Pode sentir um cansaço invulgar nas primeiras semanas de gravidez. Isso deve-se, provavelmente, à subida dos níveis de progesterona.

Enjoos: Pode sentir enjoos e até vomitar, aproximadamente entre a 2ª e a 3ª semanas de gravidez. Embora seja muitas vezes designado como enjoo matinal, pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite.

Alterações no peito: Pode notar que o peito está maior, mais sensível, mais dorido (como algumas mulheres sentem antes de aparecer a menstruação), nas primeiras semanas de gravidez. Além disso, as veias do peito podem ficar mais visíveis e os bicos mais escuros.

Ir à casa de banho mais vezes: Cerca de 6-8 semanas depois de engravidar, pode ter de levantar-se de noite para ir à casa de banho. Algumas grávidas têm também pequenas perdas quando tossem, riem ou espirram.

Stress e alterações de humor: Pode sentir alterações de humor rápidas durante o início da gravidez, chegando por vezes a chorar sem saber porquê. Isto deve-se, provavelmente, às alterações dos níveis hormonais no seu organismo.

Alteração de gostos alimentares: Pode descobrir que enjoou coisas como chá, café ou alimentos gordos. Algumas mulheres também sentem desejo de certos tipos de alimentos que, normalmente, não apreciam.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock