Saiba mais

Rinite vasomotora e rinite alérgica

Atualizado: 
17/04/2014 - 10:36
Os dois tipos de rinite são clinicamente muito parecidos, porém as causas e os tratamentos são diferentes. O que diferencia uma da outra é que a rinite alérgica apresenta teste alérgico cutâneo positivo e a vasomotora não.
Rinite vasomotora e rinite alérgica

Sinais e sintomas
A rinite vasomotora pode ocorrer durante o ano todo, geralmente piora quando existe diminuição de temperatura e melhora quando ocorre aumento da temperatura. Os sintomas melhoram nos períodos quentes do ano e pioram nos períodos frios do ano. A pessoa ao entrar num ambiente com ar condicionado frio piora e quando volta para a temperatura ambiente melhora.

Os sintomas mais frequentes apresentam uma predominância da congestão nasal (geralmente), secreção aquosa, poucos espirros e ás vezes dores de cabeça. A rinite alérgica é provocada por alergénios, tais como os ácaros e as baratas e as crises ocorrem mais frequentemente nos períodos frios do ano, enquanto as provocadas por pólenes (flores dos arbustos, árvores e relva) ocorrem nos períodos quentes do ano (Outono e Verão). Quando uma pessoa é alérgica aos ácaros e pólenes, as crises podem ocorrer durante todo ano e geralmente são mais intensas e mais graves. A rinite alérgica provocada por animais (gato e cão) ocorrem numa percentagem muito baixa da população. Os alimentos raramente causam rinite.

Os sintomas mais frequentes são as crises de espirros (mais do que cinco), secreção aquosa, comichões, podendo ocorrer dores de cabeça.

Doença associada
Aproximadamente 20-25% dos pacientes com rinites podem desenvolver infecções bacterianas dos seios da face provocando a sinusite infecciosa, que é a patologia mais frequente associada ás rinites.

Tratamento
O tratamento das crises faz-se com o recurso a medicamentos, tais como os corticóides para a rinite vasomotora e com antialérgicos, anti histamínicos e corticóides para a rinite alérgica.

O tratamento da causa é efectuado, no caso da rinite vasomotora, com a correcção do sistema nervoso autónomo (BodyTalk System) e para rinite alérgica com a vacina antialérgica especifica para o(s) alergénio(s) ao(s) qual(is) a pessoa é sensível. Ambos os tratamentos curam aproximadamente 80% das rinites, ou seja, a rinite tem cura.

Fonte: 
alergiarespiratoria.com.br
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock