4ª Corrida D. Estefânia

Correr ou caminhar por um novo hospital pediátrico

O Dia da Mãe volta este ano a ser marcado pela Corrida D. Estefânia, um evento organizado por uma plataforma cívica que pretende alertar para o erro de extinguir o único Hospital Pediátrico de Lisboa e do sul do país, defendendo a criação de uma nova instituição de saúde onde as crianças possam ser tratadas como tal.

A Plataforma Cívica em Defesa de um Novo Hospital Pediátrico em Lisboa promove este evento em parceria com a AA1P – Associação Alfa 1 de Portugal, a favor de quem reverterão os fundos angariados. Esta associação tem como objectivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o défice de alfa 1 antitripsina e alertar para a necessidade de alargar o diagnóstico desta doença genética que pode manifestar-se por doença pulmonar, do fígado e, menos frequentemente, da pele.

A 4ª Corrida-Caminhada Festa D. Estefânia – Dia da Mãe tem início às 10 horas no passeio marítimo de Alcântara e conta com um percurso para atletas (10 Km) e uma vertente de marcha solidária (4 Km), com trajecto preparado para participantes em cadeira de rodas.

“Desde 2012 este evento junta anualmente mais de 3.000 pessoas, na sua maioria famílias, membros das associações de doentes e profissionais ligadas à condição da criança. O sucesso alcançado deve-se ao sentimento comum de necessidade de manter um Hospital Pediátrico autónomo em Lisboa, embora próximo e articulado com um hospital geral”, destaca Mário Coelho, pediatra do Hospital D. Estefânia.

Os atletas Rosa Mota e Carlos Lopes são os padrinhos da 4ª Corrida D. Estefânia, enquanto a apresentação será feita pelo actor Carlos Areias. A corrida conta ainda com uma actuação de Constança Sousa e Melo, finalista de um programa televisivo de talentos.

A Corrida D. Estefânia dedica um espaço às associações de doentes e IPSS que apoiam esta causa, onde poderão divulgar as suas actividades junto da população. A pensar nos mais novos estarão a decorrer ateliers de pintura artística e facial, um “Jogo da Glória” e animação da responsabilidade da Operação Nariz Vermelho e do “Hospital de Bonecada”, no qual as crianças assumem o papel de pais, que levam os seus filhos - bonecos, ao hospital, onde são recebidas por estudantes da área da Saúde.

As inscrições podem ser realizadas através dos sites da AA1P e Xistarca.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock