Notícias

Mais de mil doentes crónicos monitorizados
O Projeto HC de Telemonitorização domiciliária da Hope Care já avaliou mais de mil utentes com DPOC, insuficiência cardíaca, hipertensão, obesidade e multicrónicos e conta chegar a 10 hospitais no final deste ano.
Doença complexa e multifatorial
No âmbito do 23.º Congresso Português da Obesidade, a Sociedade Portuguesa Para o Estudo da Obesidade (SPEO) alerta para a necessidade de a obesidade passar a ser tratada como a doença que é.
Radiologia
O médico do Serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar de Setúbal, Carlos Francisco Silva, foi convidado a participar num Webinar da Australian Healthcare and Hospitals Association. Neste contexto, vai apresentar o Webinar: Value-based Radiology - A Modern Practical Approach in the era of Value-based Healthcare, que vai decorrer, no próximo dia 26 de novembro, entre as entre a 08h00 e as 09h00.
Relatório
As mudanças climáticas já prejudicam a saúde das crianças em todo o mundo, de acordo com o relatório internacional Lancet Countdown 2019 (Contagem Regressiva da Lancet), publicado esta segunda-feira.
Tiroidectomia Robótica
A Tiroidectomia Robótica permite retirar, sem cicatriz visível no pescoço, um nódulo da tiroide de forma segura e eficaz, com melhor visualização das estruturas do pescoço e precisão de movimentos do cirurgião.
Ensaio Clínico
Resultados de um ensaio clínico realizado nos EUA revelam melhorias significativas em vítimas de AVC em fase crónica, após a infusão de células estaminais de medula óssea.
Iniciativa
O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, no próximo dia 30 de novembro, em Lisboa, o seu 1º Encontro Anual. Esta iniciativa irá juntar internistas para debater o futuro da orientação da formação nesta especialidade.
Seminário Internacional
“Violência nas relações de intimidade nos adolescentes” é o título do seminário internacional que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, no próximo dia 25 de novembro – instalações do Polo B, em S. Martinho do Bispo –, e que reunirá profissionais de áreas como a saúde, a psicologia, as ciências da educação e a justiça.
Baixas taxas de sobrevivência
O tempo prolongado de espera para realizar um exame complementar poderá retirar meses de vida aos doentes com cancro do pâncreas e é urgente que Portugal possa ter diagnósticos mais atempados”, alerta Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, associação de apoio a doentes com cancro digestivo, que assinala o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, 21 de novembro, com a campanha de sensibilização internacional #ExigirMais pelo cancro do pâncreas.
Discriminação contra profissão
A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO) vai endereçar uma petição ao Presidente da Assembleia da República, onde defende que a inexistência de regulamentação da profissão de optometrista, reconhecida como um dos três grandes grupos de profissionais dentro da saúde da visão pela Organização Mundial da Saúde, constitui uma dupla inconstitucionalidade, por omissão e por ação, que tem que ser analisada e tratada pelo Tribunal Constitucional.

Páginas