Nos bebés

A constipação comum

Atualizado: 
15/05/2019 - 15:18
Pode ser muito difícil observar o seu bebé com a sua primeira constipação. Ele vai estar desconfortável, com o nariz a pingar e com dificuldade em comer. Mas há muito que pode fazer para aliviar o desconforto do seu bebé.
Constipação bebés

O seu bebé irá, provavelmente, constipar-se em média 8 vezes apenas no primeiro ano. São muitos lenços e longas noitadas.

O que causa as constipações?

As constipações são infecções da boca, nariz e garganta (tracto respiratório superior) causadas por um de diferentes vírus. Os bebés tendem a constipar-se muito porque os seus sistemas imunitários ainda estão em desenvolvimento e a ganhar defesas.

O contágio acontece quando alguém constipado, espirra ou tosse, libertando o vírus para o ar e que é inalado por outrem. Também pode acontecer por contacto mão-a-mão. Portanto proteja sempre a sua boca quando espirrar e lave as mãos frequentemente e principalmente depois de se assoar.

Como é que as constipações afectam os bebés?

Se o seu bebé estiver com uma constipação comum, pode notar alguns dos seguintes sintomas:

  • Febre superior a 38º;
  • Tosse;
  • Olhos avermelhados;
  • Garganta inflamada;
  • Nariz avermelhado e a pingar;
  • Perda de apetite;
  • Irritabilidade e cansaço;
  • Nódulos linfáticos inchados (debaixo das axilas, no pescoço e na parte de trás da cabeça).

O seu bebé pode ter dificuldade em respirar pelo nariz se este estiver congestionado, assim alimenta-lo será provavelmente um pouco mais difícil. Uma criança normalmente não se consegue assoar sozinha até aos 4 anos de idade, portanto deve ajudá-la a limpar o nariz.

Durante a noite é provável que ela acorde várias vezes porque o seu nariz está entupido. Esteja atento e perto dela para a confortar limpar-lhe o nariz. A sua constipação deverá passar num período de sensivelmente 10 dias. Em bebés, com pouco tempo de vida, pode demorar 2 semanas.

Como tratar uma constipação?

A constipação do seu bebé desaparece normalmente por si própria. Existem no entanto algumas coisas que pode fazer para aliviar o seu desconforto:

  • Certifique-se que o seu bebé descansa bastante;
  • Dê-lhe um pouco mais de leite materno ou de suplemento consoante o caso. Se o seu bebé já come papas ou alimentos sólidos dê-lhe também muita água, assim irá mantê-lo hidratado e ajuda a baixar a febre, se for o caso;
  • Se o seu bebé é demasiado jovem para se assoar sozinho, ajude-o limpando as secreções. Pode também aplicar creme hidratante para bebés no exterior das narinas para reduzir a irritação;
  • Poderá, mediante conselho médico, administrar paracetamol infantil ou ibuprofeno para baixar a febre, mas apenas se ele tiver 3 meses de idade ou mais. Verifique sempre as doses recomendadas pelo seu médico ou farmacêutico;
  • Se o seu bebé está com as narinas muito congestionadas e tem dificuldade em alimentar-se, umas gotas de água salgada podem ajudar. Após adquiri-las na farmácia, aplique o número de  gotas recomendado em cada narina, 15 minutos antes das refeições;
  • Toalhitas de vapor podem ajudar o seu bebé a respirar melhor. Podem ser compradas na farmácia. Aplique no peito e costas – não coloque nas narinas pois pode dificultar a respiração.
  • Respirar num ambiente com vapor de água pode ajudar a desentupir o nariz congestionado do seu bebé, contudo, não o coloque demasiado perto do calor devido ao risco de escaldão. Um procedimento de segurança é levar o seu bebé para a casa de banho consigo. Ligar a água quente ou chuveiro, fechar a porta e manter-se na casa de banho durante alguns minutos. Não se esqueça, depois de lhe vestir roupa seca.

Se o seu bebé tiver o nariz entupido sem mais sintomas, verifique se ele não introduziu nada no nariz. Mesmo os bebés mais pequenos conseguem colocar coisas no nariz.

Não dê ao seu bebé medicamentos sem receita médica ou medicinas alternativas.

Quando deve levar o seu bebé ao médico?

Se o seu bebé tem menos de 3 meses, leve-o ao médico ao primeiro sinal de doença.

Para um bebé com mais de três meses, é aconselhável levá-lo ao médico para confirmar se é uma constipação comum.

Também deve levá-lo ao médico nas seguintes situações:

  • A constipação não melhora após 5 dias;
  • A temperatura sobe acima dos 38ºC;
  • Estiver com dificuldades de respiração;
  • Tosse persistente que não desaparece;
  • Se estiver a esfregar as orelhas e parecer irritado – pode indicar otites;
  • Se tiver expectoração verde, amarela ou castanha, por tosse ou a sair do nariz;

Como prevenir que o seu bebé apanhe uma constipação?

O leite materno é uma das melhores maneiras de melhorar as defesas do seu bebé. Transmite-lhes os anticorpos da mãe, químicos que circulam no sangue e que combatem infecções. Não é uma protecção a 100%, mas está provado que os bebés que são amamentados têm mais defesas de combate às constipações e outras infecções.

Se você ou o seu parceiro fumam, deixem de fumar e não levem o bebé para locais com fumo. Bebés que vivem com fumadores têm mais constipações e as suas constipações duram mais do que as de bebés que não estão expostos ao fumo.

Artigos relacionados

Cólicas nos bebés

Dermatite das fraldas

Dormir crescendo

Fonte: 
bebecomsaude.com
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock