Truques caseiros

Chás para tratar hemorróidas

Atualizado: 
09/05/2019 - 16:10
Caracterizadas pelo inchaço dos vasos sanguíneos localizados na parte inferior do reto e do ânus, as hemorróidas resultam do aumento da pressão das veias que incham e se tornam dolorosas. Descubra com este artigo como os chás podem ajudar a aliviar e tratar os sintomas.

Muito comuns durante a gravidez e no pós-parto, as hemorróidas podem ser internas – quando ocorrem dentro do ânus ou parte inicial do reto -, ou externas - quando aparecem à volta do ânus – e são, geralmente, dolorosas (podendo provocar feridas ou hemorragias).

Habitualmente, a grande responsável por este problema é a obstipação mas acredita-se que possa existir um fator hereditário.

O tratamento é feito, quase sempre, com recurso a medicamentos, sendo por vezes necessário recorrer, nos casos mais graves, à intervenção cirúrgica.

No entanto, saiba que existem alguns chás que podem auxiliar o tratamento das hemorróidas.

Os chás indicados para o tratar a prisão de ventre, por exemplo, são um bom exemplo de tratamento alternativo para as hemorróidas.

São aconselhados chás de alecrim, castanha da índia, sabugueiro e camomila

Este chás, para além de ajudarem a diminuir a inflamação, prevenirem hemorragias e serem responsáveis pela diminuição do tamanho das hemorróidas, agem também sobre a dor, reduzindo o desconforto que provocam.

1. Chá de alecrim – o alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago ou prisão de ventre. Para além disso, contém dois anti-inflamatórios poderosos - o ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo.

Para este chá, ferva meio litro de água. Depois de retirar do lume adicione duas colheres de folhas secas de alecrim.

Este preparado deve ser coado e aconselha-se a beber uma chávena de seis em seis horas.

2. Chá de castanha da índia – produto da castanheira, a castanha da índia é uma planta medicinal muito utilizada em tratamentos de problemas venosos, como as varizes ou as hemorróidas.

A castanha é anti-inflamatória, estimulante, analgésica, diurética, vasoconstritora, para além de aumentar a resistência das veias e capilares.

Apesar dos benefícios deve ser consumida com moderação e está contra-indicada a mulheres grávidas, crianças, durante tratamento com anti-coagulantes, em caso de insuficiência renal ou hepática e pessoas com lesões na mucosa digestiva.

O modo de preparação deste chá é simples: basta ferver um punhado de castanha da índia em dois copos de água, coar e beber três vezes ao dia.

3. Chá de sabugueiro para banho de assento – o sabugueiro contém propriedades depurativas, diuréticas, laxantes, para além de possuir uma ação cicatrizante. Rico em antioxidantes protege o organismo dos radicais livres que estão associados ao envelhecimento e ao aparecimento de doenças cardíacas e derrames.

Graças às suas propriedades, serve, entre outros, para tratar feridas, abcessos, problemas renais e hemorróidas.

Para o banho de assento, ferva um punhado de folhas de sabugueiro, um punhado de folhas de café e um punhado de folhas de hamamélis em dois litros de água, durante 15 minutos. Depois de coar, tome um banho morno de assento, duas vezes por dia.

4. Chá de camomila para compressas - Além de diminuir a inflamação das hemorróidas, a camomila atua contra irritações na pele, constipações, má digestão, insónia e ansiedade.

Para este tratamento, basta que ferva, em 100 ml de água, uma colher de flores secas de camomila, durante cinco minutos. Depois de coar, molhe um pano limpo neste preparado e aplique sobre a região afetada durante 15 minutos. 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock