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Benefícios de andar de bicicleta

Atualizado: 
08/08/2014 - 16:39
Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, que pode ser praticado em todas as idades e é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde, tanto a nível físico como mental.
Bicicleta

Uma das vantagens de andar de bicicleta é que pode fazê-lo em qualquer lugar e durante todo o ano, sem gastar muito dinheiro. A única coisa de que necessita é de uma bicicleta, algumas protecções e um pouco de tempo.

É cada vez mais comum ver pessoas a deslocarem-se diariamente de bicicleta para o trabalho sendo esta uma excelente maneira de incluir alguma actividade física nas suas rotinas diárias.

Manter-se fisicamente activo e evitar o sedentarismo é a melhor forma de contribuir para o seu bem-estar. A prática regular de actividade física ajuda-o a ficar protegido contra algumas doenças como as doenças cardíacas, a obesidade, lesões musculares e das articulações, entre outras.

Se quer ficar em forma experimente andar de bicicleta cerca de 4 horas por semana. Ao fim de umas semanas irá com toda a certeza notar as melhorias que conseguiu retirar desta actividade.

Se é iniciante, deverá começar aos poucos e ir aumentando o ritmo à medida que vai progredindo dado começar a notar que as suas capacidades também aumentaram.

A grande maioria das pessoas está apta para andar de bicicleta, porém se tem ou teve algum problema de saúde deverá sempre consultar a opinião do seu médico antes de começar a praticar.

Descrevemos aqui alguns dos benefícios:

Aumento da força e resistência
Andar de bicicleta é uma boa maneira de aumentar a sua força e resistência. Irá notar que quanto mais andar mais longe e mais tempo vai conseguir aguentar a andar de bicicleta sem que lhe custe tanto como no inicio.

Controlar o peso e queimar calorias
Esta é uma boa forma de eliminar gorduras indesejadas. Num ritmo moderado, pode queimar até 500 calorias por hora.

Mais saúde para o coração e prevenção de doenças cardiovasculares
Andar de bicicleta faz com que os músculos do coração sejam fortalecidos e estimula o seu funcionamento. O risco de vir a sofrer um ataque cardíaco reduz 50%.

Reduzir o stress
Todo o tipo de exercício físico ajuda a combater o stress. Andar de bicicleta não é exepção e se for feito ao ar livre, é uma boa maneira para manter a sua mente calma e tranquila abstraindo-se por completo do stress do dia-a-dia.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
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