Relatório SICAD

Aumentam alguns consumos de drogas entre as mulheres e os jovens

Foi apresentado o relatório anual 2012 sobre situação do país em matéria de drogas e toxicodependências.

O consumo de droga entre a população portuguesa tem vindo a diminuir, mas começam a surgir algumas "tendências preocupantes" ao nível das prevalências e padrões de consumo entre as mulheres e os jovens em geral, segundo o relatório ‘A Situação do País em Matérias de Drogas e Toxicodependência 2012’ do SICAD que revela que entre 2007 e 2012 diminuiu a prevalência de consumo de drogas, mas que simultaneamente aumentaram alguns consumos no grupo feminino, contrariamente ao padrão geral de evolução, o que coloca "novos desafios para o futuro".

No entanto, as prevalências de consumo ao longo da vida e de consumo recente continuam a ser mais elevadas nos homens e Portugal continua a apresentar prevalências de consumo abaixo dos valores médios europeus.

Mortalidade por consumo de droga aumentou

O mesmo relatório revela que a mortalidade devido ao consumo de drogas aumentou em 2012 face ao ano anterior, tendo-se registado 29 mortes por overdose, mais de metade das quais acusaram a presença de cocaína no organismo.

Os resultados do documento revelam um aumento dos indicadores de mortalidade em relação a 2011, embora com valores ainda abaixo dos registados antes de 2008 ou de 2011. Em 2012, dos 187 óbitos com a presença de pelo menos uma substância ilícita e com informação sobre a causa de morte, cerca de 26% (29 casos) foram considerados overdoses.

Fonte: 
Destak
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock