DGS

Surto de doença viral
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a quem viajar para a China cuidados redobrados devido ao surto de uma doença respiratória viral com origem na cidade de Wuhan, centro da China.
Gripe
A época gripal em Portugal está a registar uma intensidade baixa a moderada. Nas regiões norte e Centro está já a descer. O anúncio foi feito ontem pela Diretora- Geral de Saúde, Graça Freitas.
Relatório
Os dados do relatório da Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgados esta terça-feira revelaram que o número de interrupções de gravidez nas primeiras 10 semanas de gestação diminuiu 4% em 2018 relativamente ao ano anterior. Esta tendência decrescente verifica-se desde 2011.
Como se tratam
As queimaduras são definidas como lesões traumáticas que, para além da pele, podem atingir outros tecidos e que surgem do...
Cuidados
Homem com fita métrica a medir a zona abdominal
Sabe-se que o aumento de peso é um dos motivos porque muitos fumadores resistem em abandonar este vício. No entanto, ao...
Prevenção e tratamento
O aumento da utilização de medicamentos contendo vitamina D, nos últimos dois anos, levou a DGS, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e o Infarmed a fazerem uma avaliação ao diagnóstico e tratamento de défice desta vitamina em Portugal, e a elaborar uma norma clínica para prevenção e tratamento.
Estudo
Os resultados de um estudo publicado na revista WHO Bulletin mostram que num cenário ideal, a reformulação dos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans dos produtos alimentares em Portugal, poderá ser capaz de salvar 798 vidas num ano (redução da mortalidade associada às doenças crónicas), das quais 248 são relativas à redução da mortalidade precoce.
Menos sal, açúcar e gordura trans
Reduzir o teor de sal, açúcar e gorduras transgénica na indústria alimentar é o principal objetivo da Direção Geral de Saúde que hoje assina vários protocolos com a indústria, num evento que contará com a presença de ministra da saúde Marta Temido.
Novo Regulador
O novo diploma atualizou o regime jurídico que regula as atividades que envolvem a utilização de radiações ionizantes, em todos os sectores, desde a medicina à investigação. A Direção Geral da Saúde deixa de ser responsável pela regulação da proteção radiológica.
Projeto Europeu
No âmbito do 3º Programa de Saúde (2014-2020) da União Europeia foi lançada uma convocatória relativa à “implementação de boas práticas para a promoção da saúde, prevenção das doenças não transmissíveis e redução das desigualdades na saúde”. A Direção Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), integrou uma proposta de projeto e consórcio para o tópico “transferência do modelo de prescrição da atividade física sueco para outros países”.

Páginas