DGS

Cuidados
Sabe-se que o aumento de peso é um dos motivos porque muitos fumadores resistem em abandonar este vício. No entanto, ao...
Prevenção e tratamento
O aumento da utilização de medicamentos contendo vitamina D, nos últimos dois anos, levou a DGS, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e o Infarmed a fazerem uma avaliação ao diagnóstico e tratamento de défice desta vitamina em Portugal, e a elaborar uma norma clínica para prevenção e tratamento.
Estudo
Os resultados de um estudo publicado na revista WHO Bulletin mostram que num cenário ideal, a reformulação dos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans dos produtos alimentares em Portugal, poderá ser capaz de salvar 798 vidas num ano (redução da mortalidade associada às doenças crónicas), das quais 248 são relativas à redução da mortalidade precoce.
Menos sal, açúcar e gordura trans
Reduzir o teor de sal, açúcar e gorduras transgénica na indústria alimentar é o principal objetivo da Direção Geral de Saúde que hoje assina vários protocolos com a indústria, num evento que contará com a presença de ministra da saúde Marta Temido.
Novo Regulador
O novo diploma atualizou o regime jurídico que regula as atividades que envolvem a utilização de radiações ionizantes, em todos os sectores, desde a medicina à investigação. A Direção Geral da Saúde deixa de ser responsável pela regulação da proteção radiológica.
Projeto Europeu
No âmbito do 3º Programa de Saúde (2014-2020) da União Europeia foi lançada uma convocatória relativa à “implementação de boas práticas para a promoção da saúde, prevenção das doenças não transmissíveis e redução das desigualdades na saúde”. A Direção Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), integrou uma proposta de projeto e consórcio para o tópico “transferência do modelo de prescrição da atividade física sueco para outros países”.
Estudo
Os dados são do Eurobarómetro que avaliou a relação dos portugueses com a prática de atividade física e, ao contrário do que se podia esperar, atualmente são menos os que se dedicam à prática desportiva. Falta de tempo ou falta de interesse são os principais motivos, dizem.
Relatório
Desde 2011 que, em Portugal, o número anual de interrupções de gravidez tem vindo a decrescer. O último relatório da Direção Geral da Saúde dá conta de que, em 2017, foram feitos mais de 15 mil abortos. A maioria das mulheres estava grávida pela primeira vez.
O que dizem os especialistas
Tempo frio é sinónimo de gripes e constipações. No entanto, os efeitos do frio não se ficam por aqui. Durante esta época do ano...
Principais conselhos
Com o aumento das temperaturas a Direção Geral da Saúde deixa alguns conselhos para que proteja a sua saúde. Desidratação ou golpe de calor são algumas das complicações associadas ao calor intenso.

Páginas