"Dar + voz aos doentes"

DGS junta-se às comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente

A Direção-Geral da Saúde (DGS) volta a associar-se às comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, assinalado a 17 de setembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A comemoração deste dia reforça a importância da segurança do doente, e tem como objetivo aumentar a sensibilização e o envolvimento da sociedade para a qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde.

Em 2023, a OMS escolheu como tema das comemorações “Envolver os Doentes para a Segurança do Doente”, reconhecendo o papel central de todos, nomeadamente, utentes, doentes, famílias, cuidadores, profissionais de saúde, líderes das unidades de saúde, decisores políticos e sociedade, na promoção de cuidados de saúde seguros e com qualidade.

Através do slogan "Dar + voz aos doentes", a OMS apela a todos para que tomem as medidas necessárias de modo a assegurar que os cidadãos sejam envolvidos na formulação de políticas, e no desenvolvimento conjunto de estratégias de segurança dos doentes, sendo parceiros ativos nos seus próprios cuidados e estando representados nas estruturas de governação.

Em Portugal, o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026, reforça a necessidade de consolidar e promover a segurança na prestação de cuidados de saúde, através da implementação contínua de práticas seguras, existindo a preocupação de envolver o utente, doente, família e cuidador no plano individual de cuidados, nomeadamente, na notificação de incidentes de segurança do doente no sistema NOTIFICA - Segurança do Doente, disponibilizado pela DGS.

Importa continuar a promover e a consolidar a prestação de cuidados de saúde centrados na pessoa, humanizando-os e baseando-os na melhor evidência, sem descurar o envolvimento e a participação ativa dos utentes, doentes, famílias e cuidadores. Esta é uma estratégia fundamental para desenvolver sistemas de saúde cada vez mais seguros. 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
DGS