Estudo

Inteligência artificial encontra elevado teor de sal em vários alimentos

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Universidade de Oxford, está a utilizar a inteligência artificial para recolher informação sobre a composição nutricional dos alimentos. Da análise realizada até outubro de 2022, 62% dos produtos apresentaram um teor de sal acima do valor de referência indicado pela OMS.

Os resultados deste estudo piloto, baseado, por exemplo, na recolha de informação diária disponíveis nos sites dos supermercados, integram o relatório anual do (PNPAS), apresentado no âmbito do Dia Mundial da Obesidade.

Entre os alimentos analisados estão as refeições prontas para consumo, pão e produtos de padaria, queijos, carne e pescado processados, para os quais se verificou uma maior percentagem de produtos com um teor de sódio acima dos valores de referência. Estas conclusões indicam que a Saúde Pública pode beneficiar de uma reformulação de produtos.

Um outro exemplo que demonstra os benefícios destas medidas é o do Imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas. Desde a sua implementação, em 2016, verificou-se uma tendência para a diminuição do teor médio de açúcar, representando uma redução de 38% na proporção de bebidas no escalão superior do imposto (teor de açúcar superior ou igual a 8 g por 100mL).

 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock