Sintomas, riscos, prevenção e tratamento

Como está a sua tensão arterial?

A tensão arterial é a medida da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias durante a circulação. Com a idade, as artérias perdem elasticidade, o que provoca um aumento da tensão arterial.
tensão arterial

O que provoca a Hipertensão Arterial (HTA)?

Na maioria dos casos não tem nenhuma causa aparente, resultando na combinação de fatores hereditários, ambientais e erros no estilo de vida.

Quais os riscos?

A HTA provoca lesões nos órgãos vitais, tais como o cérebro, o coração e os rins. Assim, a pessoa com HTA tem um risco maior de desenvolver outros problemas de saúde, tais como: Acidente Vascular Cerebral (AVC); Enfarte do Miocárdio; Insuficiência Cardíaca e Insuficiência Renal.

Quais os sintomas?

Inicialmente, a hipertensão arterial não provoca quaisquer queixas ou alterações...é uma doença silenciosa!

Os sintomas mais frequentes são: dores de cabeça ou tonturas; palpitações ou dor no peito; zumbidos e alterações da visão.

Prevenção e tratamento

Existem muitos comportamentos e estilos de vida saudáveis que podemos adotar para prevenir ou ajudar a controlar a HTA:

Reduzir o consumo de sal

A ingestão de sal em excesso leva ao aumento da tensão arterial:

● reduza gradualmente a quantidade de sal que usa ao confecionar os alimentos, usando como tempero alternativo o sumo de limão, laranja ou as ervas aromáticas;

● retire o saleiro da mesa;

● evite alimentos salgados como batatas fritas, chouriços, presunto ou enlatados.

Reduzir o excesso de peso

A obesidade contribui para o aumento da tensão arterial. Para perder peso deve associar-se uma dieta equilibrada (com menos gordura e mais verdura) à prática regular de exercício físico.

Praticar exercício físico

Exercício físico regular (por ex. 30 minutos de marcha por dia) ajudam a controlar a tensão arterial, fortalecendo o coração. Contribuem também para o alívio do stress e para uma melhoria do sono.

Reduzir o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode desencadear HTA em alguns indivíduos. A moderação do consumo de álcool, evitando bebidas com elevado teor alcoólico, ajuda a controlar a tensão arterial.

Deixar de fumar

Fumar faz aumentar a tensão arterial e aumenta exponencialmente o risco de doenças cardiocerebrovasculares.

Tomar os medicamentos

Se sofre de HTA e o seu médico lhe prescreveu medicamentos para a controlar, tome-os regularmente, seguindo atentamente as indicações. Mesmo que se sinta bem e tenha valores da tensão arterial controlados, não interrompa a medicação sem o conhecimento do seu enfermeiro e médico de família.

“A HIipertensão Arterial é um dos principais fatores de risco das doenças cardiocerebrovasculares, que são a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.”

 

Tome a iniciativa: controle a sua tensão arterial!!!

Bibliografia: Texto elaborado a partir de publicações da Sociedade Portuguesa de Hipertensão: “7 dias do coração” (2013) e “Dia Europeu do Doente Coronário” (2012).

Artigos relacionados

Hipertensão Arterial: conheça os principais fatores de risco

Hipertensão Arterial: o que todos devemos saber

Como surge e como se trata a Hipertensão?

 

Maria Helena Junqueira, Enfermeira Graduada, Centro Hospitalar de Leiria, EPE

Pedro Quintas, Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock