Entrevista

Norberto Villarrasa: “O paciente é o centro de todas as nossas ações”

Atualizado: 
01/03/2021 - 17:11
Sob o lema “Compromisso com a vida”, a Kyowa Kirin quer levar a pacientes de todo o mundo terapias inovadoras que ajudem a combater doenças que, até aqui, não tinha tratamento. Em entrevista ao Atlas da Saúde, Norberto Villarrasa, Southern Cluster General Manager da Kyowa Kirin (Spain, Italy & Portugal), explica que a empresa “tem a sua própria tecnologia de anticorpos monoclonais, o que nos permite desenvolver novos medicamentos para várias patologias e doenças onde não há um tratamento eficaz de uma forma mais rápida em relação a outras empresas”.

Sendo a missão da Kyowa Kirin responder às necessidades dos doentes que sofrem de doenças para as quais não há tratamentos eficazes disponíveis, o que representam as recentes aprovações da UE (nos últimos dois anos)?

Estas aprovações vão contribuir para melhorar a qualidade de vida e a condição física de pacientes pediátricos com hipofosfatémia ligada ao Cromossoma X, uma doença com um grande impacto na vida diária destas crianças, que vão passar a ter acesso a uma terapêutica inovadora. Também os pacientes com Linfoma cutâneo de células T (os mais frequentes são a micose fungóide e síndrome de Sézary), vão ver a sua qualidade de vida aumentar.

O lançamento destas duas novas terapias são, pois, o resultado do trabalho desenvolvido pelos mais de 5000 colaboradores da Kyowa Kirin que todos os dias procuram encontrar soluções inovadoras para necessidades médicas não atendidas e que podem transformar a vida dos pacientes com doenças que, até aqui, não tinham um tratamento eficaz.

Como alguns dos usos terapêuticos estão disponíveis apenas em alguns países da UE, o que podemos esperar do futuro?

Pretendemos continuar a trabalhar para garantir que estas terapias inovadoras possam chegar a pacientes de todo o mundo. Na Kyowa Kirin, estamos comprometidos com a inovação e o facto de termos a nossa própria tecnologia de anticorpos monoclonais permite-nos continuar a desenvolver novos medicamentos para várias patologias e doenças onde não existiam tratamentos eficazes. Em Portugal, a terapêutica para a hipofosfatémia ligada ao Cromossoma X passará a estar disponível no primeiro semestre deste ano, o que irá contribuir muito para uma maior qualidade de vida das crianças e adolescentes portugueses que sofrem desta patologia.

Uma vez que falamos de doenças raras, quais são os principais desafios da indústria farmacêutica nesta área?

A situação pandémica que o mundo está a viver, em que vimos o tratamento de pessoas com doenças raras serem interrompidos e resultados de diagnóstico serem adiados tem sido, sem dúvida, o principal desafio da indústria farmacêutica. Esta situação deu-nos ainda mais vontade de continuar a procurar soluções inovadoras para grupos mais afetados de pacientes com uma patologia rara. Por isso, a Kyowa Kirin criou uma área especifica dedicada ao desenvolvimento de soluções terapêuticas para todos os que vivem com este tipo de doença. A equipa da empresa trabalha sob o lema "compromisso com a vida" para garantir que estas soluções terapêuticas inovadoras chegam aos pacientes de todo o mundo com a maior brevidade possível.

Por exemplo, quanto tempo leva descobrir uma nova terapia? Que etapas estão implicadas no desenvolvimento de um novo medicamento?

A Kyowa Kirin tem a sua própria tecnologia de anticorpos monoclonais, o que nos permite desenvolver novos medicamentos para várias patologias e doenças onde não há um tratamento eficaz de uma forma mais rápida em relação a outras empresas. Além disso, o nosso foco está no paciente e em perceber quais as suas necessidades e o tipo de tratamento adequado, através da tecnologia e da inovação, tornando-o o centro de todas as nossas ações.

O nosso mais recente medicamento, que estará disponível no mercado em breve, levou 20 anos desde a descoberta do fármaco até poder chegar aos doentes, devido ao extenso processo de investigação clínica.

Além das doenças raras, quais são as principais áreas de atuação da Kyowa Kirin? Até hoje, quais as maiores conquistas da empresa nessas áreas?

A Kyowa Kirin, para além da sua tecnologia própria, possui uma extensa linha de pesquisa, composta por pequenas moléculas e anticorpos monoclonais. As nossas maiores conquistas nestas áreas têm sido o desenvolvimento de medicamentos inovadores e o nosso contributo para uma melhor qualidade de vida dos pacientes com estas patologias. Para além disso, a nossa equipa também trabalha para garantir que estas terapêuticas inovadoras chegam a pacientes de todo o mundo. Atualmente temos duas áreas terapêuticas já implementadas que são a Onco-Hematologia e a Nefrologia. O nosso objetivo é abrir duas novas áreas nos próximos anos com novos lançamentos em Parkinson e Imunologia.

Kyowa Kirin proporciona um valor que muda a vida das pessoas, pelo que a empresa assume permanentemente o desafio de construir uma plataforma para a criação de medicamentos inovadores, utilizando cabalmente as suas próprias tecnologias de anticorpos e outras tecnologias diversificadas para a descoberta de novas substâncias, utilizando a investigação científica cultivada até hoje. Para citar um exemplo, desenvolvemos anticorpos monoclonais.

De que forma Kyowa Kirin está envolvida no mercado farmacêutico internacional? O que distingue a empresa?

Na Kyowa Kirin, temos a nossa própria tecnologia de anticorpos monoclonais, projetada para usar o sistema imunológico dos próprios pacientes para combater as doenças. Como parte da nossa descoberta de novos produtos e processos de pesquisa, estamos a adotar ativamente a inovação aberta, que se baseia na atração de informações e experiência fora do Grupo Kyowa Kirin. A nossa aposta em parcerias de colaboração com diferentes organismos públicos com o objetivo de unir esforços para promover a investigação, a formação e o desenvolvimento da tecnologia também têm contribuído para o sucesso da nossa empresa.

Além da terapêutica, em que outros projetos centrados no paciente está a Kyowa Kirin envolvida?

Sabemos que não podemos alcançar a nossa visão sem ter o conhecimento mais profundo possível sobre as doenças e sobre a vida das pessoas que queremos ajudar. Por isso, integramos os doentes, a nível regional e nacional nas nossas campanhas de consciencialização para aumentar a sua visibilidade e trabalhamos em estreita colaboração com as associações de doentes, partilhando conhecimentos e necessidades.

Uma das palavras-chave da empresa é a sustentabilidade. Como se aplica nesta área de negócios?

A Kyowa Kirin é uma empresa que tenta envolver-se com a comunidade local com o objetivo de a tornar uma comunidade sustentável, adotando medidas que possam contribuir para a redução do seu impacto ambiental e desta forma preservar o ambiente para as próximas gerações.

Reconhecemos o impacto das nossas atividades comerciais no meio ambiente e promovemos atividades ambientais estabelecendo metas materializáveis.

Melhorámos o nosso desempenho ambiental, estabelecemos um sistema de gestão ambiental e continuamos a fazer melhorias.

Não só cumprimos as leis, regulamentos e acordos a nível ambiental, como também definimos padrões de gestão voluntários, com parâmetros rigorosos, para promover a prevenção da contaminação ambiental.

Esforçamo-nos por economizar recursos e energia para combater o aquecimento global e para reduzir o consumo de água, a eliminação de resíduos e promover a reciclagem para contribuir para uma sociedade sustentável. Conduzimos, de forma permanente, atividades para proteger o meio ambiente e os ecossistemas locais para preservar a biodiversidade e realizamos atividades para aumentar a educação e consciencialização ambiental.

Em poucas palavras peço que descreva o ADN da empresa e o que podemos esperar da Kyowa Kirin no futuro?

A Kyowa Kirin é uma empresa farmacêutica sedeada no Japão que está comprometida com a inovação para a descoberta de terapias impulsionadas por tecnologias de ponta. A empresa está focada em criar valor em quatro áreas terapêuticas: nefrologia, oncologia, imunologia/alergologia e neurologia. Recentemente, foi adotada uma nova estrutura para a gestão global da empresa, organizada em quatro regiões: Japão, Europa, Oriente Médio e África (EMEA), América do Norte e Ásia-Pacífico, apostando numa expansão global sob o slogan "One Kyowa Kirin". Atualmente, a Kyowa Kirin possui uma equipa de mais de 5000 colaboradores distribuídos por todo o mundo e com quase 40 anos de experiência em pesquisa e com presença em mais de 40 países.

O nosso principal objetivo é contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas e é sob esse grande objetivo que trabalhamos na Kyowa Kirin. Indo mais além, a nossa missão é atender às necessidades dos pacientes, famílias e profissionais de saúde que estão a lutar contra doenças na linha de frente sem um tratamento eficaz. Por isso, o lema da nossa empresa é "compromisso com a vida".

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Kyowa Kirin