Asperger: bebés silenciosos que têm a preferência por ficar sós

O Síndrome de Asperger pode ser definido como uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, incluído anteriormente nas Perturbações do Espectro do Autismo.
As características essenciais desta perturbação são o défice grave e persistente na interação social e o desenvolvimento de padrões de comportamento, interesses e atividades restritivas e repetidas. Não existe um atraso clinicamente significativo na aquisição de linguagem, no desenvolvimento cognitivo ou nas questões relacionadas com a autonomia própria da idade.
Algumas crianças começam a mostrar alguns sinais mesmo antes de completarem um ano. Apesar de nem todas estas crianças desenvolverem doenças do Espectro do Autismo, a detecção precoce destes sinais poderá ser essencial para um rápido diagnóstico e intervenção.
Os sinais precoces incluem:
- Evitamento do olhar
 - Atraso da linguagem
 - Ausência de imitação
 - Não responder ao nome
 - Não apontar
 - Não procurar a atenção dos pais
 - Não revelar intenção de comunicar
 - Movimentos corporais anormais e posturas pouco comuns
 
São assim bebés silenciosos, que têm a preferência por ficar sós.
O diagnóstico assenta assim na observação da criança, das suas competências sociais, verbais e comportamentais, e no modo como elas evoluem ao longo do tempo.
Embora não exista cura, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.
A utilização de medicação tem efeito benéfico nos sintomas secundários que podem acompanhar esta doença como a irritabilidade, a rigidez, a ansiedade, os problemas de comportamento e de sono.
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