Ingleses acreditam ter descoberto

Remédio para impedir o aumento de peso

Estudos científicos recentes, realizados em 60 voluntários com problemas de peso, apontam para a descoberta de um ingrediente capaz de prevenir o aumento de peso.

Estudos científicos recentes, realizados em 60 voluntários com problemas de peso, apontam para a descoberta de um ingrediente capaz de prevenir o aumento de peso, escreve a revista Visão online. O princípio activo desse ingrediente é fazer com que o indivíduo se sinta saciado. Durante o estudo, uma parte dos voluntários ingeriu o ingrediente com as refeições, verificando-se que durante um período de seis meses não ganharam peso. O contrário não aconteceu com os que ficaram privados desse suplemento. De acordo com o responsável pelo estudo, Gary Frost do Departamento de Medicina do Imperial College London, esta terá sido a primeira vez que ficou comprovado que um ingrediente tem um impacto a longo prazo na questão do aumento/perda de peso.

O ingrediente 'milagroso' denomina-se de propionate (ou propionate ester, em português propionato de testosterona). Este estimula o estômago a libertar hormonas que indicam ao cérebro que deve reduzir a sensação de fome. O propionate é produzido naturalmente quando os micróbios fermentam a fibra no estômago. Este suplemento em pó, desenvolvido pelos investigadores para o estudo, descarrega no sistema digestivo quantidades elevadas de propionato, algo que as pessoas podem alcançar se seguirem uma dieta regular.

De um grupo de 20 voluntários alguns tomaram o suplemento de propionato e os restantes inulin, uma fibra de emagrecimento, seguiu-se um buffet repleto de comida e sem restrições. O grupo que consumiu o suplemento de propionato comeu 14% menos e mostravam um nível mais elevado de hormonas de supressão de apetite no sangue, comparado com os restantes que tomaram inulin.

Os investigadores também fizeram o teste num grupo de 60 pessoas, com excesso de peso, com idades compreendidas entre os 40 e os 65. Foi dado a metade do grupo o suplemento de propionato para que este fosse adicionado às refeições diárias, e à restante parte foi dada inulin. Este estudo decorreu durante 24 semanas. Foi pedido a ambos os grupos que comessem e fizessem exercício físico como faziam antes do estudo. Do grupo de 25 pessoas que terminaram o estudo no suplemento de propionato, apenas um dos indivíduos ganhou mais de três por cento de massa gorda, comparado com seis das 24 pessoas do grupo do inulin que completaram o estudo.

No final do estudo, os indivíduos no grupo do suplemento ganharam menos gordura abdominal bem como gordura no fígado, quando comparados com o grupo do inulin. Não se tornou claro o estudo de como o novo suplemento pode suprimir o apetite, mas o mais provável é que actue no sistema nervoso digestivo, traduzindo-se em saciedade.

Fonte: 
visao.sapo.pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock