Estudos

Estudo
Uma injeção por mês de tratamento antirretroviral mostrou-se suficiente para manter o vírus do VIH/sida indetetável, segundo um estudo hoje publicado e que pode servir para pessoas com a infeção e que diariamente tomam um comprimido.
Estudo
Uma criança sul-africana que nasceu com VIH viveu de forma saudável durante cerca de nove anos sem medicamentos, tendo apenas sido submetida a um tratamento durante os seus primeiros meses de vida, segundo um estudo hoje divulgado.
Estudo
Um estudo a nível nacional promovido pela Bayer, com o apoio da GfK, “Geração Milénio e Contraceção – Porque nos esquecemos?” demonstrou que a pílula é o método contracetivo mais utilizado – afirmam 400 de 526 mulheres participantes no estudo – mas verificou também que 84% das mulheres utilizadoras já se esqueceu, em algum momento, de tomar a pílula.
Estudo
Um estudo realizado por investigadores da Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto revela que a prevalência da síndrome metabólica em Portugal Continental afeta entre 36.5% e 49.6% dos portugueses, em função da definição usada.
Estudo internacional
Um estudo internacional, liderado por Henrique Girão, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, permitiu descobrir como induzir a formação de novos vasos sanguíneos no coração, usando exossomas produzidos por células em cultura, desbravando caminho para abordagens terapêuticas inovadoras no tratamento de doenças cardiovasculares.
Estudo
Quase duas em cada dez pessoas em Portugal diagnosticadas com VIH/sida não são seguidas nos serviços de saúde, o que representa quase oito mil doentes, e só menos de sete em cada dez estão verdadeiramente em tratamento.
Estudo
Conclusões revelam que a doença não é uma consequência inevitável do envelhecimento e existem fatores que podem ajudar a prevenir o seu aparecimento.
Estudos revelam
Estudos internacionais defendem que as pessoas mais confiantes e mais determinadas enfrentam os problemas e os desafios com mais garra e tendem a ser mais saudáveis.
Estudo
À medida que o ser humano envelhece, há um maior risco de se desenvolver deficiências em áreas relacionadas com a função cognitiva, mas existem formas de tentar combater esse ritmo de envelhecimento.
Estudos
As dificuldades linguísticas podem conduzir ao isolamento social dos imigrantes portugueses nos lares do Luxemburgo, contribuindo para doenças como a depressão e a demência, apontam estudos da Universidade do Luxemburgo.

Páginas