Unidades Saúde CUF

Rastreios gratuitos da próstata

Os Hospitais CUF Descobertas, CUF Infante Santo e CUF Porto, as Clínicas CUF Alvalade, Belém, Cascais, Torres Vedras e o Instituto CUF Porto “abrem portas” a todos os homens com mais de 50 anos de idade para uma campanha totalmente gratuita de despiste das doenças da próstata.

O grande objectivo é a prevenção. A rede Saúde CUF promove no próximo sábado, dia 27 de Setembro, entre as 9h e as 13h, em oito unidades espalhadas pelo país, uma campanha de rastreio que tem como objectivo detectar precocemente as doenças da próstata.

Destinada a todos os homens com mais de 50 anos, esta é uma iniciativa gratuita na qual os participantes fazem uma consulta com um especialista de urologia e realizam uma análise ao sangue, que avalia a concentração do PSA, o antigénio específico da próstata. Os participantes são ainda convidados a responder a um questionário de sintomas e a fazer uma avaliação do fluxo urinário (sempre que esta estiver disponível).

Para participar, basta fazer uma marcação telefónica através do número da unidade Saúde CUF onde se pretende realizar o rastreio. Os contactos estão disponíveis em www.saudecuf.pt. As marcações estão sujeitas à disponibilidade de cada unidade.

A Hipertrofia Benigna da Próstata e o Cancro
A realização deste tipo de consulta e exames reveste-se de importância para a saúde do homem quando existem doenças tão frequentes como a Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP), a qual afecta homens de todas as raças e culturas e que constitui um verdadeiro problema de saúde pública. Cerca de 50% dos homens, entre os 50-60 anos, e mais de 80% acima dos 80 anos são afectados por esta patologia. A HBP é responsável por dificuldades em urinar (jacto urinário fraco, micção frequente diurna e nocturna, esforço miccional, etc.), sendo que, quando não detectada atempadamente, pode causar complicações na bexiga e nos rins. Pode ainda coexistir com o cancro da próstata e inflamação da próstata.

Lento e silencioso, o Cancro da Próstata é o 3º cancro mais frequente em Portugal e a 2ª causa de morte. A cirurgia da próstata, a prostatectomia, constitui a 2ª mais frequente realizada no homem acima dos 50 anos.

Dadas as características das doenças da próstata é imperativo ultrapassar a relutância em consultar um médico ou os eventuais medos associados ao cancro e à cirurgia. A realização de exames e consultas periódicas permitem a detecção precoce das doenças prostáticas e o seu tratamento atempado, com implicações mínimas na qualidade de vida do homem.

Contactos para marcação nas unidades Saúde CUF:

CUF Belém Clínica - 213 612 300

CUF Cascais Clínica - 211 141 400

CUF Descobertas Hospital - 210 025 200

CUF Infante Santo Hospital - 213 926 100

CUF Porto Hospital - 220 039 000

CUF Porto Instituto - 220 033 500

CUF Torres Vedras Clínica - 261 008 000

Fonte: 
Jose de Mello Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock