Procedimento

Implantes mamários

Quando opta por recorrer à colocação de implantes mamários, deve proceder de uma forma consciente e informar-se bem sobre todas as fases deste processo.
Cirurgia implante mamário

Consulta
Procure obter consulta com um médico especialista na área. Se tiver dificuldade procure obter indicações através do seu médico assistente ou junto da Ordem dos Médicos acerca dos especialistas habilitados para o efeito.

Procure, durante a consulta ou consultas, obter informações tão detalhadas, quanto possível, de forma a esclarecer todas as suas dúvidas e poder optar pela solução que entender mais satisfatória em colaboração com o especialista. Dê algum tempo a si mesma para tomar a decisão após recolha das informações e esclarecimento de todas as suas dúvidas.

Poderá ser necessário existir uma troca de informação entre o especialista consultado e o seu médico assistente, tendo em conta o seu estado de saúde global.

Cirurgia
Procure esclarecer junto do especialista pormenores como a localização da incisão para colocação do implante mamário, tipo de anestesia ou duração do internamento.

Deve esclarecer os seguintes pontos:

  • Qual a localização da cicatriz. Vantagens e desvantagens das diferentes localizações (submamária, axilar, peri-areolar, umbilical);
  • Qual a localização do implante e respectivas vantagens e desvantagens (em cima ou abaixo do músculo);
  • Qual o tipo de anestesia a usar (local ou geral);
  • Qual o grau de confiança que o cirurgião deposita no anestesista e se trabalha habitualmente com ele;
  • Quanto tempo demora a cirurgia;
  • Quais as condições do local onde a cirurgia se vai efectuar em caso de surgir uma emergência e se existe local de recobro devidamente equipado;
  • Se irão ser necessários drenos após a cirurgia;
  • Se é necessária alguma medicação após a cirurgia, nomeadamente para as dores;
  • Qual o tempo previsível de recuperação e quanto tempo vai permanecer no hospital;
  • Se existe alguma contraindicação para a colocação de implantes mamários relativa a alguma doença de que eventualmente seja portadora.

Certifique-se que o local onde o procedimento vai ser efectuado tem as condições técnicas adequadas no entender do especialista consultado. Trata-se de um requisito essencial em qualquer tipo de cirurgia e que pode representar a diferença entre uma assistência adequada, ou não, sobretudo no caso de complicações inesperadas. Em caso de dúvida consulte a Ordem dos Médicos e/ou a Direcção Geral de Saúde.

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock